ESPORTES

min de leitura - #

Representante de Apucarana é destaque na ‘28 de Janeiro’

Fernando Klein

| Edição de 30 de janeiro de 2023 | Atualizado em 30 de janeiro de 2023
Edson Emídio ficou em 5º lugar na corrida de 10 km em Apucarana
Edson Emídio ficou em 5º lugar na corrida de 10 km em Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Representando a Secretaria Municipal de Esportes de Apucarana, o atleta Edson Aparecido Emídio, 23, garantiu presença no pódio entre os corredores de elite da Prova 28 de Janeiro, disputada no último sábado (28). Com o tempo de 31’41”, ele garantiu o 5º lugar nos 10 km. A corrida foi vencida por Maxwell Rotich, de Uganda, que completou o percurso em 29’38”.

Edson Emídio é soldado do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec). Natural de Bandeirantes, no Norte Pioneiro, ele corre pelo município desde 2020. Atleta do Exército, o jovem participa de competições pelo país defendendo a Secretaria de Esportes e também de campeonatos militares levando o nome do batalhão.

O último atleta representando Apucarana a conseguir subir ao pódio na categoria principal foi Cláudio Ribeiro, de Jataizinho (PR), que venceu a prova em 1982 e 1983. Na época, ele também corria pela Secretaria de Esportes de Apucarana.

Edson Emídio participa de provas de atletismo desde os 10 anos e tem como grande sonho chegar ao pódio da São Silvestre e disputar a maratona nas Olimpíadas. “Estou muito feliz pelo resultado. Não esperava conseguir o 5º lugar, mas essa colocação me dá mais ânimo para as próximas competições”, diz o corredor, que dedicou o resultado à mãe Valéria, que está passando por um tratamento de câncer. 

Agora, o representante do município busca apoio da iniciativa privada. “Recebo bolsa-atleta do município, mas gostaria de patrocinadores para levar ainda mais o nome de Apucarana”, diz. Com apenas 23 anos, ele afirma que tem muitos sonhos ainda a conquistar no atletismo. 

Esta foi a terceira participação de Edson Emídio na tradicional corrida apucaranense. Em 2019, ele foi o campeão da prova de 5 km, com o tempo de 15’56”, enquanto em 2020 obteve o segundo lugar na prova pelo mesmo percurso. 

RESULTADOS 

O ugandês Maxwell Rotich conquistou o tricampeonato da Prova 28 de Janeiro no último sábado (28), seguido por Joseph Panga, da Tanzânia. Ele havia sido campeão em 2018 e 2022. O mato-grossense Wendell Jerônimo Souza, de Pontes e Lacerda, conseguiu a terceira colocação e Carlos Henrique de Souza, de Paranavaí, terminou a corrida em quarto lugar.

No feminino, Vivian Jeftnui Kiplagati, do Quênia, venceu a prova principal de 10 km com o tempo de 35’33”. Susane de Araújo Martins obteve a segunda colocação, com Gabriela Tardivo em terceiro, Tatiane Raquel da Silva em quarto e Felismina Cavela, de Angola, chegando na quinta posição.