ESPORTES

min de leitura

Ribera é ouro em etapa da Copa do Mundo de esqui cross-country

(via Agência Brasil)

| Edição de 15 de janeiro de 2026 | Atualizado em 15 de janeiro de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A quinta-feira (15) foi marcada por uma conquista notável para o esquiador brasileiro Cristian Ribera, que brilhou na etapa da Copa do Mundo de esqui cross-country, realizada em Finsterau, na Alemanha. No segundo dia de competições, Ribera sagrou-se campeão na prova de 10 quilômetros da largada em massa da classe LW11, destinada a atletas que competem sentados em sit-ski, utilizando bastões. Ele completou o percurso em 29 minutos, 15 segundos e 4 décimos, superando o chinês Zhongwu Mao, que ficou com a prata ao marcar 29 minutos, 17 segundos e 9 décimos, e o russo Ivan Golubkov, que levou o bronze com o tempo de 29 minutos, 27 segundos e 2 décimos.

"A prova foi excelente. Senti-me bem e confiante de que hoje teria melhores chances. A pista estava em ótimas condições, os esquis responderam muito bem e o trabalho da equipe foi fundamental. Controlei o ritmo nas primeiras voltas e consegui aumentar a intensidade no fim para manter a diferença. Foi difícil, mas consegui me superar e garantir esse ouro", celebrou o rondoniense, que já havia conquistado o título mundial no ano anterior em Trondheim, na Noruega.

Na abertura da temporada paralímpica de esportes na neve, em novembro, em Beitostolen, na Noruega, Ribera já havia se destacado ao conquistar duas medalhas de ouro: uma na prova de sprint/velocidade de 800 metros e outra na prova de 5 km.

Desempenho Feminino

Também nesta quinta-feira (15), na prova feminina dos 10 km, a paranaense Aline Rocha quase alcançou o pódio, terminando na quarta posição com o tempo de 32 minutos, 52 segundos e 6 décimos, apenas oito segundos atrás da alemã Anja Wicker, que ficou com o bronze. A campeã foi a sul-coreana Yunji Kim, com 31 minutos, 47 segundos e 7 décimos, enquanto a norte-americana Oksana Masters assegurou a prata com 32 minutos, 20 segundos e 3 décimos.

Delegação Brasileira

A delegação brasileira em Finsterau conta ainda com os atletas Elena Sena, Guilherme Rocha, Wesley dos Santos, Wellington Silva e Robelson Lula. Eles estão em busca de somar pontos para garantir vaga na lista de convocação para os Jogos Paralímpicos de Inverno de Cortina e Milão, na Itália, que ocorrerão de 6 a 15 de março.

Próximas Competições

As disputas da competição retornam no sábado e domingo, com as provas de sprint/velocidade de 1 km e revezamento, respectivamente.



Com informações da Agência Brasil