Nesta sexta-feira (8), as cidades do Rio de Janeiro e Niterói apresentaram pela primeira vez sua candidatura para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. A apresentação foi feita aos eleitores dos comitês olímpicos dos países do continente, que serão os responsáveis pela escolha.
O evento ocorreu em Assunção, capital do Paraguai, durante a 63ª Assembleia da PanAm Sports, que reúne representantes dos 41 comitês das Américas.
A capital paraguaia é a única concorrente da candidatura brasileira. A escolha da sede do Pan de 2031 ocorrerá em assembleia da PanAm Sports marcada para outubro, em Santiago, no Chile.
O presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Marco La Porta, destacou que, caso os jogos sejam realizados no estado do Rio de Janeiro, haverá um fortalecimento do intercâmbio entre os países americanos para o desenvolvimento esportivo, por meio de seminários, clínicas e campos de treinamento para atletas, treinadores e dirigentes.
“Nossa principal missão é contribuir para a evolução do esporte pan-americano, começando antes mesmo de 2031.”
Os prefeitos das duas cidades fluminenses também marcaram presença. Eduardo Paes, prefeito do Rio, afirmou que a cidade possui uma ampla rede hoteleira e planeja uma parceria público-privada para a construção da vila pan-americana na zona portuária, próxima ao centro.
“Junto com a hospitalidade, beleza e energia do nosso povo, há planejamento sólido e responsabilidade na gestão desse projeto”, afirmou Paes.
Rodrigo Neves, prefeito de Niterói, ressaltou que os jogos deixarão um legado significativo para o continente e destacou o esporte como uma ferramenta de transformação social e integração. Isabel Swan, vice-prefeita e medalhista olímpica de vela, acrescentou que a maioria das instalações necessárias para os jogos já está pronta.
“Poderemos focar no que mais importa: oferecer serviços de excelência e eventos-teste de alto nível.”
A comitiva da candidatura brasileira incluiu Agberto Guimarães, diretor do comitê de candidatura do Pan Rio-Niterói 2031 e medalhista pan-americano no atletismo; Iziane Marques, secretária nacional de excelência esportiva do Ministério do Esporte e ex-atleta de basquete; Yane Marques, vice-presidente do COB e medalhista olímpica no pentatlo moderno; e Emanuel Rego, diretor-geral do COB e campeão olímpico de vôlei de praia.
Entre os convidados estavam Bernard Rajzman, medalhista olímpico de vôlei e membro do Comitê Olímpico Internacional; Hortência Marcari, medalhista de ouro no basquete; e Thiago Pereira, ex-nadador e maior medalhista da história da competição, com 23 pódios.
Com informações da Agência Brasil