A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma significativa apreensão de ouro na Região Norte do Brasil, totalizando 143 kg, com valor estimado em mais de R$ 80 milhões. Na última quarta-feira (6), em Altamira, no Pará, na BR-230, conhecida como Transamazônica, foram interceptados cerca de 40 quilos de ouro maciço. O material estava sendo transportado em uma caminhonete com quatro ocupantes: dois adultos, um adolescente e uma criança.
Os adultos foram levados à Polícia Federal, enquanto os menores foram encaminhados ao Conselho Tutelar. Este evento marca a segunda maior apreensão de ouro nas rodovias federais.
A maior apreensão ocorreu na BR-401, em Boa Vista (RR), na segunda-feira (4). Nesta ocasião, os agentes da PRF confiscaram 103 quilos de ouro, também transportados em uma caminhonete. O motorista foi detido e, junto com o ouro, levado à Polícia Federal. As apreensões ocorreram em estados que integram a Amazônia Legal, uma região que enfrenta sérios problemas de degradação ambiental devido ao garimpo ilegal, especialmente em áreas indígenas.
Crimes ambientais
O aumento das apreensões de ouro na Região Norte é reflexo do reforço no efetivo da PRF e na estrutura voltada para a prevenção e combate aos crimes ambientais.
Desde 2023, o Plano Amazônia: Segurança e Soberania, implementado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, tem intensificado a presença governamental na Amazônia Legal, promovendo uma atuação conjunta entre as instituições de segurança pública e de preservação ambiental.
Com informações da Agência Brasil