ESPORTES

min de leitura

"Sua dedicação elevou o nome do país", diz Lula sobre Oscar Schmidt

(via Agência Brasil)

| Edição de 17 de abril de 2026 | Atualizado em 17 de abril de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou seu pesar pela morte de Oscar Schmidt, ícone do basquete brasileiro, que faleceu aos 68 anos. Em sua rede social, Lula destacou a determinação, talento e amor de Oscar pela camisa da Seleção Brasileira, ressaltando como ele uniu o país com seus arremessos inesquecíveis e liderança indiscutível.

"Sua dedicação elevou o nome do país e fez dele inspiração para gerações de atletas e amantes do esporte. Neste momento de pesar, deixo minha solidariedade à família, aos amigos e à legião de fãs que ele conquistou no esporte", afirmou o presidente.

Carreira e Conquistas

Oscar Schmidt, conhecido como Mão Santa, teve uma carreira brilhante na seleção brasileira de basquete, onde foi campeão sul-americano e conquistou uma medalha de bronze. Em 1979, ele ganhou a Copa William Jones, um dos títulos mais importantes de sua carreira, e no ano seguinte, participou de sua primeira Olimpíada, em Moscou.

Ao longo de sua carreira, Oscar disputou outras quatro Olimpíadas: Los Angeles (1984), Seul (1988), Barcelona (1992) e Atlanta (1996), sempre se destacando como cestinha das competições. Em 2003, ele se aposentou das quadras, deixando um legado inestimável para o esporte.

Falecimento

Oscar Schmidt faleceu em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo. Segundo informações da prefeitura local, ele passou mal em sua residência e foi levado ao Hospital e Maternidade Municipal Santa Ana, já em parada cardiorrespiratória, chegando à unidade sem vida.

A despedida de Oscar será realizada de forma reservada, apenas para familiares, respeitando o desejo da família por um momento íntimo. O atleta lutou contra um tumor cerebral por cerca de 15 anos.

?

Com informações da Agência Brasil