ESPORTES

min de leitura - #

Tocha Olímpica passa hoje por Arapongas

Vanuza Borges

| Edição de 29 de junho de 2016 | Atualizado em 02 de dezembro de 2016

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Tocha Olímpica Rio 2016 chega hoje às 8h20 em Arapongas. O trajeto olímpico terá início em frente à Igreja Santo Antônio e será encerrado em frente à Igreja Santíssima Trindade, às 9h18, de onde será conduzida a Maringá. A Chama Olímpica, símbolo de paz e união entre os povos, vem de Londrina, cidade onde estava prevista a pernoite. Para o revezamento da Tocha, que será feito por 21 araponguenses, ruas e avenidas serão bloqueadas antes do início do evento, inclusive a BR-369.

Os bloqueios começam às 5 horas da manhã. A primeira via a ser fechada, segundo o superintendente da Guarda Municipal, Hamilton Marques Júnior, será a Avenida Arapongas, maior trecho de revezamento da Chama Olímpica. A partir da meia noite, equipes da Guarda Municipal vão fazer patrulhamento com o intuito de orientar motoristas, para que não estacionem os veículos na via. “A partir das 5 horas, guardas municipais vão ficar nas esquinas orientando o trânsito. As ruas que cruzam a Avenida Arapongas serão bloqueadas totalmente a partir das 8 horas. Não vamos fechar antes, para não complicar a vida de quem estiver saindo para trabalhar”, explica.

Imagem ilustrativa da imagem Tocha Olímpica passa hoje por Arapongas

De acordo com o superintendente, a BR-369 também será fechada às 8 horas nas proximidades da Igreja Santo Antônio. “Assim que passar a Tocha, já vamos liberando as vias”, garante. A orientação da Associação Comercial e Empresarial de Arapongas (Acia) é que comércio seja aberto às 9 horas ou libere os funcionários entre 8h10 e 8h50, para assistir à passagem da Tocha Olímpica.

Hamilton comenta que serão 50 guardas municipais vão atuar diretamente nos pontos de bloqueios, para sinalizar o trânsito. “Pedimos a colaboração da população, por ser um evento único”, diz. Ele ressalta que apenas o quarteirão da Igreja Matriz ficará fechado durante todo o dia. O local, além de concentrar o ponto principal do evento, uma vez que a Tocha Olímpica permanecerá por 15 minutos, durante todo o dia terá diversas atividades, como feira de saúde e brinquedos para as crianças.

Já a Polícia Militar vai atuar na contenção da população. Conforme o subcomandante da 7ª Companhia da Polícia Militar, de Arapongas, capitão Vilson Laurentino da Silva. “São 55 policiais de Arapongas, além do suporte de outros soldados, que virão de Londrina, e dos alunos da Escola da Formação de Soldados”, ressalta. A estimativa de público é de 10 mil pessoas.

A Tocha Olímpica percorrerá 22 cidades paranaenses durante sete dias.