ESPORTES

min de leitura

TV Brasil transmitirá jogos da seleção feminina na Copa América

(via Agência Brasil)

| Edição de 08 de julho de 2025 | Atualizado em 08 de julho de 2025
Imagem descritiva da notícia TV Brasil transmitirá jogos da seleção feminina na Copa América

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A seleção brasileira feminina de futebol inicia sua jornada na Copa América neste domingo (13), no Equador, com o objetivo de conquistar o nono título da competição. A TV Brasil acompanhará de perto essa trajetória, transmitindo ao vivo os jogos da equipe comandada por Arthur Elias. A estreia será contra a Venezuela, em Quito, com a bola rolando a partir das 21h (horário de Brasília) no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda. A transmissão da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) começará às 20h30, com narração de Luciana Zogaib e comentários de Brenda Balbi e Rachel Motta.

A Copa América reúne as 10 seleções filiadas à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), divididas em dois grupos de cinco times. O Brasil está no Grupo B e enfrentará ainda a Bolívia no dia 16, às 18h; o Paraguai no dia 21, às 21h; e a Colômbia no dia 25, também às 21h, com todas as partidas transmitidas pela TV Brasil.

Formato da Competição

No Grupo A, estão Argentina, Chile, Peru, Uruguai e as anfitriãs equatorianas. Os dois melhores de cada grupo avançam para as semifinais, que ocorrerão nos dias 28 e 29 de julho. A grande final está marcada para 2 de agosto.

Imagem ilustrativa da imagem TV Brasil transmitirá jogos da seleção feminina na Copa América
Comentaristas Rachel Motta, Luciana Zogaib e Brenda Balbi participarão da transmissão ao vivo dos jogos da seleção feminina na Copa América na TV Brasil, a partir deste domingo (13) - Fernando Chaves/Divulgação/EBC

Objetivos e Desafios

Ao contrário de edições anteriores, a Copa América deste ano não servirá como classificatória para a Copa do Mundo Feminina. No entanto, o torneio no Equador oferece vagas para os finalistas nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 e para os cinco melhores nos Jogos Pan-Americanos de 2027, em Lima. Para o Mundial Feminino de 2027, que será no Brasil, as vagas serão decididas por eliminatórias, com duas vagas diretas e duas para a repescagem.

O Brasil, maior campeão da Copa América, perdeu o título apenas uma vez, há 19 anos, para a Argentina. Desde então, retomou a hegemonia em 2010 e chega a Quito após quatro títulos consecutivos, o último conquistado na Colômbia em 2022. A seleção acumula 50 jogos na competição, com 47 vitórias, um empate e duas derrotas, marcando 268 gols e sofrendo apenas 18.

Convocação e Preparação

A equipe brasileira convocada para a Copa América conta com 23 jogadoras, 12 delas atuando no Campeonato Brasileiro, também transmitido pela TV Brasil. O Corinthians é o clube com mais representantes: Mariza, Duda Sampaio, Yayá e Jhonson. Cruzeiro, São Paulo e Palmeiras têm duas atletas cada, enquanto Fluminense e Ferroviária têm uma representante cada.

Imagem ilustrativa da imagem TV Brasil transmitirá jogos da seleção feminina na Copa América
Seleção brasileira feminina treina na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), até quinta-feira (10), quando embarca com a comissão técnica para o Equador - Lívia Villas Boas/CBF/Direitos Reservados

Entre os clubes estrangeiros, destacam-se o Orlando Pride, dos Estados Unidos, com Angelina e Marta; e os espanhóis Real Madrid e Atlético de Madrid, com Yasmin, Antônia, Gio e Luany. A liga norte-americana é a segunda com mais representantes na seleção, com cinco jogadoras. Além das atletas do Orlando Pride, estão Lorena (Kansas City Current), Ary Borges (Racing Louisville) e Gabi Portilho (Gotham FC). A lista é completada por Tarciane (Lyon, França) e Kerolin (Manchester City, Inglaterra).

A delegação brasileira está em preparação na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), e viajará para o Equador na quinta-feira (10). Devido à Copa América, as competições nacionais, como o Brasileirão Feminino A1, A2 e A3, estão suspensas até a segunda semana de agosto.



Com informações da Agência Brasil