ESPORTES

min de leitura

Último campeão do futebol brasileiro sai na antevéspera de Ano Novo

(via Agência Brasil)

| Edição de 20 de dezembro de 2025 | Atualizado em 20 de dezembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Campeonato Tocantinense de 2025, que parecia ter chegado ao fim, ainda reserva surpresas para os torcedores. Mesmo com a final da Copa do Brasil marcada para o próximo domingo (21), o último campeão do futebol brasileiro ainda não será conhecido. Isso porque, devido a uma decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o Estadual será retomado a partir de uma das semifinais neste sábado (20). O confronto entre Gurupi e Tocantinópolis acontece às 16h, no Resendão, em Gurupi (TO).

O jogo de volta está agendado para a quarta-feira (24), véspera de Natal, no Ribeirão, em Tocantinópolis (TO), às 15h45. O vencedor enfrentará o Araguaína na final, com partidas marcadas para os dias 27 e 30 de dezembro. A decisão será no Mirandão, em Araguaína (TO), já que o time da casa teve melhor campanha.

Suspenso. Ou não?

A origem da confusão que levou o Campeonato Tocantinense a se estender até quase 2026 remonta a 1º de março, quando o União Araguainense venceu o Araguaína por 2 a 0. Na ocasião, o zagueiro Sheik, do União, recebeu um cartão amarelo aos 45 minutos do segundo tempo. O cartão foi registrado na súmula do jogo, mas não na "comunicação de penalidades". Sheik já havia recebido cartões amarelos em jogos anteriores, o que deveria tê-lo suspendido para o jogo seguinte contra o Tocantinópolis. No entanto, ele jogou e o União acabou sendo denunciado, mas absolvido pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Tocantins (TJD-TO).

Após eliminar o Tocantinópolis nas semifinais e vencer o Araguaína nos pênaltis, o União foi declarado campeão. Contudo, o STJD reverteu a decisão, seis meses após a final, determinando a perda de pontos do União, o que alterou a classificação e a composição das semifinais.

De campeão a quase rebaixado

O STJD inicialmente determinou a perda de seis pontos para o União, o que o rebaixaria à segunda divisão. O Gurupi herdou a vaga nas semifinais. Posteriormente, o STJD revisou a decisão, reduzindo a perda de pontos para três, mantendo o União na primeira divisão, mas fora das semifinais.

Com a decisão, apenas uma semifinal será realizada, entre Gurupi e Tocantinópolis, enquanto o Araguaína já está garantido na final, assegurando sua participação na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro de 2026. O Estadual de 2025 terminará pouco antes do início da edição de 2026, que começa em 17 de janeiro, com a participação de oito equipes, incluindo os recém-promovidos Palmas e Guaraí.



Com informações da Agência Brasil