ESPORTES

min de leitura

Vitória e Atlético-BA abrem Campeonato Baiano com empate sem gols

(via Agência Brasil)

| Edição de 10 de janeiro de 2026 | Atualizado em 10 de janeiro de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Vitória começou sua jornada no Campeonato Baiano com um empate. No último sábado (10), o Leão não conseguiu balançar as redes contra o Atlético-BA, de Alagoinhas, em partida realizada no Barradão, em Salvador, pela primeira rodada da competição. O jogo foi transmitido ao vivo pela TV Brasil, em parceria com a TVE Bahia.

O planejamento do Vitória para 2026 inclui a utilização de um time misto no Baianão, composto por jogadores pouco utilizados e atletas da base, sob a orientação de Rodrigo Chagas, auxiliar do técnico Jair Ventura. A equipe principal está focada na preparação para o Campeonato Brasileiro, com estreia marcada para o dia 28 de janeiro, em casa, contra o Remo.

Entre os jogadores escalados para o primeiro compromisso do ano, o mais experiente era o meia Dudu Maraíma, que completou sua 101ª partida pelo Vitória. Revelado pelo clube, ele não jogava pela equipe desde 2023, tendo passado por empréstimos no Náutico, Portuguesa, CSA, Noroeste e São Bernardo.

Do lado do Atlético, o atacante Walter, de 36 anos, conhecido por sua passagem pelo Internacional, onde foi campeão da Libertadores em 2010, não saiu do banco. O técnico Agnaldo Liz, que já foi zagueiro do Vitória e fez parte do time vice-campeão brasileiro em 1993, assim como Rodrigo Chagas, estava à frente do Atlético.

Desenvolvimento do Jogo

O Atlético iniciou a partida com mais iniciativa e quase marcou aos sete minutos, quando o atacante Higor recebeu um passe do meia Miller e acertou o travessão. O Vitória começou a se encontrar no jogo e respondeu aos 14 minutos com Kauan, que cabeceou a bola na trave após escanteio cobrado por Pablo. Dez minutos depois, Pablo quase marcou, mas o zagueiro Dedé salvou em cima da linha.

No segundo tempo, o ritmo das equipes caiu, e as oportunidades de gol se tornaram escassas. No Vitória, destacaram-se as entradas do lateral Jamerson, que voltou a jogar após sete meses afastado por lesão, e do atacante Kike Saverio, de nacionalidade italiana, equatoriana e espanhola, revelado nas categorias de base do Barcelona. Nos acréscimos, o Vitória pressionou, mas não conseguiu marcar.

Próximos Confrontos no Baianão

Neste domingo (11), o atual campeão Bahia estreia no Baianão enfrentando o Jequié na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador, às 16h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pela TV Brasil. O Bahia também utilizará um time alternativo, mas será dirigido pelo técnico Rogério Ceni.

A edição deste ano do Campeonato Baiano é a 122ª. A competição conta com dez times que se enfrentam na primeira fase. Os quatro primeiros avançam para as semifinais, disputadas em partida única, assim como a final. Os dois últimos são rebaixados para a segunda divisão de 2027. O Bahia é o maior vencedor, com 51 títulos, enquanto o Vitória conquistou o torneio 30 vezes.

Campeonato Paulista em Ação

O Campeonato Paulista também teve início no sábado. O Santos, primeiro dos quatro grandes clubes de São Paulo a estrear, venceu o Novorizontino por 2 a 1, de virada, na Vila Belmiro. A partida marcou o retorno de Gabriel Barbosa, o Gabigol, ao Santos, em sua terceira passagem pelo clube.

O Novorizontino saiu na frente com Diego Galo, mas o Santos empatou com Gabigol e virou com Thaciano, garantindo a vitória. Na abertura do Paulistão, o São Bernardo goleou o Capivariano por 4 a 0, no Estádio Primeiro de Maio.

Para se ajustar à redução de datas, o Campeonato Paulista adotou um novo regulamento para 2026. Os 16 participantes foram divididos em potes, e enfrentam rivais do mesmo pote, além de cinco adversários sorteados. Após oito rodadas, os oito melhores avançam para as quartas de final, que serão em jogo único, assim como as semifinais. A final será disputada em ida e volta. Os dois últimos serão rebaixados para a Série A2. O Corinthians é o maior campeão, com 31 títulos, e venceu a edição de 2025.



Com informações da Agência Brasil