O Fórum Brasileiro de Segurança Pública, uma ONG dedicada à segurança pública, manifestou sua reprovação à megaoperação realizada pelas polícias civil e militar nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro. A ação resultou na morte de mais de 120 pessoas, incluindo quatro policiais, além da apreensão de 118 armas, a maioria fuzis, e 14 artefatos bélicos. A entidade expressou seu posicionamento através de uma nota pública divulgada nesta quarta-feira (29).
O comunicado enfatiza que o fórum é composto por mais de 230 policiais, pesquisadores e representantes de outras organizações da sociedade civil. "Portanto, não falamos por sermos contra as instituições policiais, muito pelo contrário. Falamos por defendermos, de forma transparente, que segurança pública é um direito social universal e condição básica para o exercício da cidadania".
O fórum destacou a necessidade de uma coordenação federativa e de investimentos significativos na interconexão entre investigação criminal e inteligência financeira, envolvendo órgãos como o Coaf (Conselho de Controle das Atividades Financeiras) e a Receita Federal, em conjunto com as forças policiais federais e estaduais. Sem essas medidas, os mortos de ontem, muitos dos quais eram crianças em 2010, quando ocorreu a última grande operação no Complexo do Alemão, serão rapidamente substituídos pelo crime organizado, que não será afetado pela operação recente.
Para a entidade, o Comando Vermelho é uma das principais facções criminosas do país e representa "uma ameaça real ao Estado de Direito e precisa, sem dúvida nenhuma, ser enfrentado", porém, criticou a forma como a operação foi conduzida.
"Ao que tudo indica, [a ação] foi conduzida pelo governo do Rio de Janeiro mais pelo viés político daqueles que propugnam o morticínio como prática na atividade policial, do que pela racionalidade técnica e pelo adequado planejamento estratégico e operacional".
Corpos
A maneira como os corpos foram resgatados também foi alvo de críticas por parte da entidade. "Pior, foi a forma como dezenas de corpos foram deixados na mata próxima ao Complexo de Favelas, sem nenhuma ação para isolamento e preservação da cena de crime, é prova de que não houve a observância de regras básicas da legislação processual penal. Não é sobre ideologia, é sobre a observância da lei".
Com informações da Agência Brasil