A Rádio Nacional, parte da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), lança na próxima segunda-feira (23) o programa "Alô Alô Brasil", apresentado ao vivo pelo jornalista José Luiz Datena. O programa será transmitido das 8h às 10h, de segunda a sexta-feira, em todas as emissoras da rede.
A estreia contará com uma entrevista ao vivo com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos.
O cantor e compositor cearense Falcão, conhecido por seu programa de humor na TVC, emissora pública do Ceará e integrante da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), também participará. Além disso, o correspondente internacional Jamil Chade, que participa do programa Brasil no Mundo da TV Brasil aos domingos, estará presente.
Formato e Dinâmica do Programa
A produção do programa visa uma cobertura dinâmica dos acontecimentos que afetam o dia a dia da população, oferecendo informação com agilidade, credibilidade e prestação de serviço aos ouvintes.
Serão transmitidas informações em tempo real, análises dos principais eventos do Brasil e do mundo, além de comentários e entrevistas, sempre com uma linguagem clara e acessível. A equipe de repórteres será composta por profissionais da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, além de jornalistas de emissoras parceiras da RNCP.
Desde o primeiro dia, o programa busca um debate direto e plural, como evidenciado pela reunião de Boulos e Datena, que estiveram em lados políticos opostos na disputa pela prefeitura de São Paulo em 2024. A presença de Falcão, que comentará os principais temas do dia com humor e irreverência, amplia as abordagens e reforça a diversidade de perspectivas do projeto. Jamil Chade trará informações sobre o cenário político internacional.
Comemorando 90 Anos da Rádio Nacional
A estreia de Datena na Rádio Nacional é ainda mais significativa por ocorrer no ano em que a emissora celebra 90 anos de existência. O nome do programa homenageia a frase que marcou sua inauguração em 12 de setembro de 1936, quando o locutor Celso Guimarães anunciou: “Alô, Alô Brasil! Aqui fala a Rádio Nacional do Rio de Janeiro!”. A canção Luar do Sertão foi a primeira a ser transmitida, iniciando uma trajetória que atravessa gerações e acompanha a história da radiodifusão brasileira.
“O rádio é minha paixão, foi a minha vida. Comecei fazendo rádio com 15 anos de idade e sempre apresentei programas de rádio. A Rádio Nacional é uma das emissoras mais tradicionais do país e o programa vai ser muito legal. O Brasil vai ficar representado na Rádio Nacional. Se liguem que vai ser muito bacana”, comenta Datena.
Serviço
Alô Alô Brasil – Estreia segunda-feira (23/2), às 8h, na Rádio Nacional, com participações do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos; do cantor cearense Falcão e do correspondente internacional Jamil Chade.
Rádio Nacional na internet e nas redes sociais:
- Site: https://radios.ebc.com.br
- Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr
- Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv
- YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr
- Facebook: https://www.facebook.com/radionacionalbr
- Threads: https://www.threads.com/@radionacionalbr
- Streaming: https://aovivo.ebc.com.br/embed-audio.html?emissora=radio-nacional-do-rio-de-janeiro
WhatsApp Nacional
- Rádio Nacional FM: (61) 99989-1201
- Rádio Nacional AM: (61) 99674-1536
- Rádio Nacional da Amazônia: (61) 99674-1568
- Rádio Nacional do Rio de Janeiro: (21) 97119-9966
Saiba como sintonizar a Rádio Nacional
- Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz
- Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz
- São Paulo: FM 87,1 MHz
- Recife: FM 87,1 MHz
- São Luís: FM 93,7 MHz
- Amazônia: 11.780KHz e 6.180KHz OC
- Alto Solimões: FM 96,1 MHz
- Celular - App Rádios EBC para Android e iOS
Emissoras interessadas em retransmitir o programa podem captar o sinal em:
- Parabólica no Satélite C2
- Frequência Descida: 3.747 MHz
- Polarização: Horizontal - DVB/S
- Symbol Rate: 5.000 Msym/s
- Serviço 02 - Rádio Nacional FM - PID 201
- Ou no site radios.ebc.com.br
Com informações da Agência Brasil