GERAL

min de leitura - #

Amuvi capacita servidores das 26 prefeituras sobre o eSocial

Da Redação

| Edição de 10 de agosto de 2022 | Atualizado em 10 de agosto de 2022
Imagem descritiva da notícia Amuvi capacita servidores das 
26 prefeituras sobre o eSocial

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Opresidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Luiz Carlos Gil (PSD), prefeito de Ivaiporã, propôs aos demais prefeitos da associação e já colocou em prática a capacitação sobre a plataforma eSocial para os servidores públicos das 26 prefeituras que integram a Amuvi. 

Trata-se de um sistema de registro elaborado pelo governo federal para otimizar a administração de informações referentes aos trabalhadores de empresas públicas e privadas.

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) foi instituído pelo Decreto Federal 8.373 de 11 de dezembro de 2014 e consiste em uma forma unificada de enviar ao Governo as informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias, tais como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

A capacitação sobre o eSocial, ministrada pelo contador Douglas Borges, iniciou nesta segunda-feira, dia 8 de agosto, e encerrou nesta quarta-feira, dia 10, e ocorreu no salão nobre da Prefeitura de Ivaiporã. “Também discutimos informações que têm conexão com o eSocial – como a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais [EFD-Reinf]”, exemplificou Douglas Borges. 

ADAPTAÇÃO

Um dos objetivos da Amuvi é manter os servidores informados acerca dos processos impactados pelo eSocial. “É um grande prazer recebê-los na Prefeitura de Ivaiporã, porque considero muito importante a capacitação sobre o eSocial. Afinal de contas, as prefeituras precisam se adaptar à plataforma do governo federal”, disse Carlos Gil. 

O cronograma de implantação da 3ª fase do eSocial (folha de pagamento) foi alterado para que os órgãos públicos tenham até dia 22 de agosto para enviar os fatos ocorridos a partir de 1º de agosto. A Portaria Conjunta 2/2022 dos Ministérios do Trabalho e da Previdência atende o pedido da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que apresentou as dificuldades dos municípios com as fases do processo.

Além da capacitação os servidores receberam uma caneca da Amuvi com a frase motivacional: “A determinação de hoje é o sucesso de amanhã”. A entrega foi feita pelo presidente Carlos Gil, iniciando pelo servidor de Lidianópolis. 

A presidente da Câmara de Vereadores de Ivaiporã, Gertrudes Bernardy (MDB), parabenizou a Amuvi pela iniciativa e incentivou os servidores a se manterem informados acerca das mudanças instituídas pelo Decreto Federal 8.373.