GERAL

min de leitura - #

Apucarana divulga atrativos na Expo Turismo Paraná 2022

Da Redação

| Edição de 09 de junho de 2022 | Atualizado em 09 de junho de 2022
Imagem descritiva da notícia Apucarana divulga atrativos 
na Expo Turismo Paraná 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Depois de dois anos sem eventos no setor, a Expo Turismo Paraná 2022 volta a ser realizada. A abertura aconteceu nesta quinta-feira e prossegue hoje, no Centro de Convenções da Unimed, em Curitiba. O evento é promovido pela Paraná Turismo e a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR), com 120 estandes de todas as regiões do Estado e alguns de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

O prefeito Junior da Femac (PSD) lidera a equipe da Secretaria de Promoção Artística, Cultural e Turística de Apucarana (Promatur). A cidade está apresentando seus principais roteiros turísticos, incluindo a Serra de Apucarana, a Estrada Bela, as suas tradicionais caminhadas rurais, parques ambientais e gastronomia.

Um dos atrativos de Apucarana na Expo Turismo é a degustação do vinho branco chardononnay da Serra de Apucarana, produzido na Vinícola Casa Carnasciali. Também estão sendo degustadas algumas variedades do chopp produzido pela Cervejaria Artesanal Choma, além de queijos, pães, massas, temperos e ainda o melhor café do Paraná, vencedor do último Concurso Café Qualidade Paraná.

Apucarana ocupa espaço entre os estandes da Amuvitur, que inclui a participação de mais seis municípios da região. Do Vale do Ivaí participam o Resort Solar do Ivaí (Borrazópolis); queijarias de Rio Branco do Ivaí; e produtores de uva de Rosário do Ivaí, entre outros.

O prefeito Pedro Taborda Desplanches (MDB), de Rio Branco do Ivaí, informa que o Vale do Ivaí está apresentando o que tem de melhor, com suas belezas naturais. “Temos ótimas opções de turismo rural, turismo religioso, cicloturismo e visita às nossas belas cachoeiras”, avalia Taborda, acrescentando que o turismo gera renda com pouco investimento.

O prefeito Junior da Femac se entusiasmou com o grande fluxo de operadores de turismo, do Paraná e dos estados do Sul, que visitaram o estande de Apucarana. “Estamos trabalhando e apoiando os investidores do turismo, incluindo nesse nicho os restaurantes urbanos e rurais, hotéis, pesqueiros, cafés, pizzarias e Serra de Apucarana que, com a Vinícola Casa Carnasciali, já se consolidou entre os principais roteiros no norte do Estado”, comentou Junior da Femac. 

Segundo ele, Apucarana é a cidade mais “sulista” do norte do Paraná e vem criando novos roteiros turísticos, principalmente rurais e religiosos. “Cabe a nós do poder público acreditar, apoiar de todas formas possíveis e não atrapalhar”, conclui Junior.


Setor deverá ganhar mais força no pós-pandemia

Marcos José Pereira, secretário executivo do Ministério do Turismo, prestigiou o primeiro dia da Expo Turismo Paraná 2022. “Esta ação do Paraná é muito importante. Trata-se de um marco na retomada dos empreendimentos do setor no pós-pandemia. O setor foi um dos mais prejudicados por conta das restrições que havia”, avaliou o secretário executivo do Ministério do Turismo.

Iurapuan Cortez, presidente da Paraná Turismo, frisa que esse momento é de fortalecimento dos nossos roteiros turísticos. “Estamos apresentando a todas as agências de turismo do País os nossos roteiros e principais atrativos de quinze regiões do Paraná. Queremos que todos conheçam e possam recomendar a visitação de belos atrativos paranaenses”, comentou Cortez.