Um incidente envolvendo duas aeronaves quase resultou em uma colisão no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na noite de quarta-feira (6). Um avião da Azul e outro da Air France estavam na pista quando a proximidade entre eles exigiu manobras rápidas para evitar um acidente.
A Azul informou que o voo AD4547, que seguia de Guarulhos para Confins, precisou ser reposicionado no solo para reabastecimento antes de decolar. A companhia garantiu que não houve danos ao equipamento e que a decolagem ocorreu em segurança.
Por outro lado, a Air France relatou que o voo AF459, com destino a Paris, teve que interromper o taxiamento devido à proximidade com a aeronave da Azul. Graças a uma ação coordenada entre as tripulações, o controle de tráfego aéreo e os serviços de solo, o voo pôde retomar seu caminho e decolar sem problemas.
"Uma ação coordenada entre as tripulações, o controle de tráfego aéreo e os serviços de solo do aeroporto permitiu o recuo da outra aeronave, possibilitando que o voo AF459 retomasse o taxiamento e decolasse normalmente”, informou a companhia em nota.
A NAV Brasil Serviços de Navegação Aérea, responsável pelo controle do tráfego aéreo no aeroporto, explicou que a tripulação da Azul alertou a torre de controle sobre a proximidade excessiva com a aeronave da Air France. As aeronaves interromperam o taxiamento e equipes de solo foram acionadas para verificar o posicionamento correto.
Após a verificação, a tripulação da Azul solicitou retornar ao estacionamento para reabastecimento, o que foi prontamente atendido. O avião da Air France não precisou retornar e prosseguiu para a decolagem.
“As ações internas de apuração da ocorrência foram imediatamente iniciadas, ao tempo em que reafirma seu compromisso com a transparência e a manutenção da segurança operacional, princípios que norteiam a atuação da empresa e sustentam a excelência dos serviços prestados em todo o território nacional”, diz a empresa em sua nota.
Com informações da Agência Brasil