GERAL

min de leitura

Brasileira é eleita para comando do Programa Hidrológico da Unesco

(via Agência Brasil)

| Edição de 29 de novembro de 2025 | Atualizado em 29 de novembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A engenheira Cristiane Collet Battiston, que ocupa o cargo de diretora na Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), foi escolhida nesta sexta-feira (28) para presidir o Conselho do Programa Hidrológico Intergovernamental (PHI) da Unesco. Este é um feito inédito, pois é a primeira vez, em cinco décadas de existência do programa, que uma mulher assume a liderança do colegiado, um marco histórico tanto para a hidrologia quanto para a própria Unesco.

O PHI se destaca como a principal plataforma de cooperação internacional da Unesco para questões relacionadas à água, promovendo a colaboração entre países-membros em iniciativas que incentivam políticas públicas fundamentadas em evidências científicas.

A eleição de Battiston ocorre em um contexto em que a gestão dos recursos hídricos está em evidência nas discussões globais, especialmente após a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém. Durante o evento, foi reafirmada a importância da água nas estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Cristiane Battiston possui uma carreira notável na área. Formada em engenharia civil, com mestrado e doutorado em hidrologia, ela já atuou no Ministério do Planejamento e Orçamento e na Casa Civil da Presidência da República. Em setembro, ela passou a integrar a Diretoria Colegiada da ANA. Seu mandato como presidenta do Conselho do PHI se estenderá até 2027.



Com informações da Agência Brasil