GERAL

min de leitura

Defesa Civil atualiza número de pessoas afetadas por chuvas no Paraná

Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil (via Agência Brasil)

| Edição de 17 de outubro de 2022 | Atualizado em 17 de outubro de 2022
Imagem descritiva da notícia Defesa Civil atualiza número de pessoas afetadas por chuvas no Paraná

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

As fortes chuvas que atingiram o Paraná no início da semana passada afetaram ao menos 16.252 pessoas em 35 cidades do estado. O balanço, que ainda não é definitivo, consta do mais recente boletim da Defesa Civil estadual, divulgado no fim da tarde de ontem (16).

Segundo o órgão, ao menos 176 pessoas permanecem desalojadas em seis cidades paranaenses (Bom Sucesso do Iguaçu; Coronel Vivida; Dois Vizinhos; Francisco Beltrão; Pato Branco e Salgado Filho). Além disso, foram registradas cinco mortes em consequência das chuvas dos últimos dias 10 e 11 e uma pessoa segue desaparecida desde então.

Notícias relacionadas:

No total, 2.267 paranaenses foram desalojadas, ou seja, tiveram que deixar suas casas temporariamente e se hospedar na casa de parentes, amigos ou em hotéis ou pousadas. Outras 226 pessoas desabrigadas tiveram que ser acolhidas em abrigos ou albergues.

Em todo o estado, as enxurradas, inundações, alagamentos e vendavais que se seguiram aos temporais causaram danos estruturais em ao menos 1.409 residências. As fortes chuvas também comprometeram a infraestrutura urbana. Deslizamentos de pedras motivaram a interrupção do tráfego de veículos em um trecho da BR-277, próximo à cidade de Morretes, e problemas com o fornecimento de energia elétrica e de água tratada foram registrados em várias áreas. 

Na última sexta-feira (14), o governador em exercício Darci Piana decretou situação de emergência no oeste, centro-sul e sudeste do estado. Com o decreto, órgãos públicos estaduais podem contratar bens e serviços necessários à reparação dos estragos em regime de urgência, ou seja, sem a obrigatoriedade de realizar processos licitatórios.

“Existem problemas em estradas vicinais; crianças não estão conseguindo ir à aula e a população tem dificuldade de acesso a recursos básicos. A proposta é que esse decreto diminua a burocracia para que equipes do estado possam recuperar esses locais o mais rápido possível”, disse Piana.

Uma das cidades mais afetadas, Pato Branco, também decretou situação de emergência. Segundo a prefeitura, em apenas dois dias (10 e 11) choveu o equivalente a mais de 300 milímetros, causando enxurradas em vários pontos da área urbana e rural. Só no município 295 pessoas foram afetadas, das quais 24 ficaram desalojadas. Duas crianças que viajavam com seus pais foram arrastadas pela força da correnteza de um córrego que a família tentava transpor, de carro. O corpo de uma delas, um bebê de oito meses, foi encontrado neste domingo (16). A outra filha do casal, uma menina de sete anos, segue desaparecida. Equipes da secretaria municipal de Assistência Social distribuíram marmitas, lonas, cobertores e cestas básicas para 73 famílias afetadas pelas consequências das chuvas.

De acordo com boletins divulgados hoje (17) pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o sol predomina em grande parte das regiões paranaenses, mas há maior concentração de nuvens entre as regiões sul e leste do estado, onde o dia começou com muita nebulosidade e registro de chuviscos ocasionais. Nas demais regiões, as temperaturas encontram-se em elevação, com os termômetros tendo chegado a 30º C no noroeste do estado às 11 horas.