Uma tragédia abalou a cidade de Barra Mansa, no interior do Rio de Janeiro, quando um deslizamento de terra, ocorrido na noite de segunda-feira (9), vitimou uma menina de apenas 5 anos. Maria Eduarda Reis Norberto foi levada às pressas para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa da cidade, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos e faleceu na manhã de terça-feira (10). O município, um dos mais afetados pelo temporal que atingiu o estado, confirmou a informação através da prefeitura.
Além da perda irreparável de Maria Eduarda, outras quatro pessoas precisaram de atendimento médico e permanecem sob observação, mas com quadro estável. No bairro Siderlândia, onde o deslizamento ocorreu, 20 moradores ficaram desabrigados e foram encaminhados para um abrigo temporário, recebendo colchões, kits de cama e apoio social contínuo da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.
A prefeitura de Barra Mansa segue empenhada em mitigar os danos causados pelas chuvas intensas. Em um curto período de três horas, a cidade registrou cerca de 72 milímetros de chuva, resultando em alagamentos e deslizamentos em várias áreas. Segundo a defesa civil municipal, foram contabilizadas 18 ocorrências de deslizamentos, seis desabamentos de imóveis, três desabamentos de muros, quatro quedas de árvores e 12 pontos de alagamento severo.
Os rios Barra Mansa e Bocaina transbordaram, e uma ponte desabou, afetando significativamente a infraestrutura local. As regiões mais atingidas incluem os bairros Nova Esperança, Boa Sorte, São Luiz, Piteiras, Siderlândia, Jardim América, Saudade, Santa Clara, Goiabal, São Judas, Monte Cristo, Abelhas e o Centro.
Em situações de emergência ou risco iminente, a Defesa Civil orienta a população a entrar em contato pelos canais oficiais: telefone 199 ou WhatsApp (24) 98121-3427.
Incidente Elétrico em Copacabana
Na capital do estado, o Rio de Janeiro, o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para socorrer duas pessoas que sofreram choques elétricos ao encostarem em um poste com fiação submersa pelas chuvas. O incidente ocorreu na esquina da Avenida Nossa Senhora de Copacabana com a Rua Santa Clara, vias movimentadas do bairro.
As vítimas, um homem de 32 anos e uma adolescente de 15, foram levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Copacabana, apresentando ferimentos moderados. A concessionária Light, responsável pela rede elétrica, informou que a fiação em Copacabana é subterrânea. Já a RioLuz, empresa responsável pela iluminação pública, afirmou que inspeções no local não detectaram anormalidades no poste ou na caixa de passagem de fios.
Com informações da Agência Brasil