GERAL

min de leitura

Escolas do Grupo Especial do Rio iniciam finais para sambas de 2023

Cristina Índio do Brasil - Repórter da Agência Brasil (via Agência Brasil)

| Edição de 07 de outubro de 2022 | Atualizado em 08 de outubro de 2022
Imagem descritiva da notícia Escolas do Grupo Especial do Rio iniciam finais para sambas de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

As finais para as escolhas dos sambas enredo que as escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro levarão para o Sambódromo na Marquês de Sapucaí em 2023 começam hoje (7), às 22h, e seguirão até o dia 23.

Segundo o calendário da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), a primeira entre as 12 agremiações da chamada elite do carnaval carioca a escolher o samba enredo será a Paraíso do Tuiuti e, depois, a Mocidade Independente de Padre Miguel. Ainda neste fim semana, a Mangueira escolhe o samba amanhã e a Vila Isabel no domingo (9).

O carnaval em 2023 será nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro.

Notícias relacionadas:

O carnaval em 2023 será nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro.

“A gente está esperando 12 noites muito especiais nas quadras das escolas, o que está começando hoje, sexta-feira, na quadra da Paraíso do Tuiuti, e vamos encerrar no dia 23 na quadra da Mocidade. Serão 12 dias muito importantes e de grande festividade” afirmou David.

Acrescentou que quem ainda não conhece uma final de samba vai gostar muito e quem já conhece terá oportunidade de viver momentos incríveis, levando em consideração que, no ano passado, por causa da pandemia da covid-19, não houve as finais nas quadras.

“As últimas finais foram em 2019 preparando para o carnaval de 2020, então, já são três anos sem finais nas quadras. Com certeza vai ser um encontro memorável e muito importante para o carnaval”, avaliou.

Dias diferentes

Na opinião do cantor Zé Paulo Sierra, intérprete da Viradouro desde 2014, embora a intenção tenha sido de reservar dias diferentes das finais, ainda assim, haverá coincidência de datas de escolas que ainda tiverem de fazer semifinais antes da escolha do samba vencedor.

“É uma boa ideia, mas precisa ser melhor apurada para que as coisas funcionem melhor. Acho válido, mas é sempre bom ter um olhar crítico para melhorar sempre. A gente precisa estar em constante evolução”, observou.

Zé Paulo já teve a emoção de ser a voz que animou uma escola vencedora. No carnaval de 2020, ele defendeu o enredo Viradouro de Alma Lavada, que resultou no campeonato daquele ano. O intérprete gosta de participar das eliminatórias para a escolha do samba vencedor.

“Já é um ensaio para mim, que vou apresentar na avenida. Já tenho três sambas na cabeça. Um desses três vai ser o escolhido e a gente vai tratando cada um com o carinho que merece. Me sinto muito feliz, confiante e preparado, principalmente porque sei do tamanho da responsabilidade e o quanto significa para um compositor de samba enredo”, opinou.

“Prepare o seu coração porque vem aí um grande carnaval em 2023, não só com a volta dos desfiles na  data do calendário oficial, mas também com a missão de estar encerrando o maior espetáculo da Terra. A Viradouro, com certeza com Rosa Maria Egipcíaca, vai fazer um grande desfile e se candidatar mais uma vez ao título do carnaval carioca”, concluiu, destacando o nome da homenageada pela escola, que, segundo o enredo, é autora do mais antigo livro escrito por uma mulher negra no Brasil.

Calendário das finais

7 de outubro: Paraíso do Tuiuti
8 de outubro: Estação Primeira de Mangueira
9 de outubro: Vila Isabel
11 de outubro: Salgueiro
14 de outubro: Portela
15 de outubro: Império Serrano
16 de outubro: Viradouro
17 de outubro: Imperatriz Leopoldinense
20 de outubro: Beija-Flor de Nilópolis
21 de outubro: Grande Rio
22 de outubro: Unidos da Tijuca
23 de outubro: Mocidade Independente de Padre Miguel