GERAL

min de leitura

Estado de SP deve ter chuva e ventos intensos até a próxima terça

(via Agência Brasil)

| Edição de 13 de dezembro de 2025 | Atualizado em 13 de dezembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Após uma semana de intensas tempestades e a passagem de um ciclone extratropical, São Paulo ainda enfrenta dias de instabilidade climática devido à chegada lenta de uma frente fria. De acordo com a Defesa Civil, esse fenômeno deve trazer chuvas persistentes, raios, ventos fortes e até granizo em todo o estado entre este sábado (13) e a próxima terça-feira (16).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para grande parte do estado, indicando a possibilidade de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 mm por dia, além de ventos que podem atingir velocidades entre 60 e 100 km/h. O alerta laranja, segundo mais grave na escala do Inmet, representa uma situação de perigo.

Regiões mais afetadas

As áreas que devem ser mais impactadas incluem Presidente Prudente, Marília, Bauru, Araraquara, Campinas, Sorocaba, Itapeva e Registro. Neste sábado, a Defesa Civil destaca que as regiões sul, central e leste do estado devem enfrentar maior instabilidade, com previsão de acumulados significativos de chuva, aumentando o risco de alagamentos e enxurradas, especialmente em áreas vulneráveis.

Previsão para os próximos dias

Amanhã (14), a frente fria deve permanecer na costa paulista, mantendo o tempo fechado e com chuvas frequentes ao longo do dia. O risco de alagamentos e deslizamentos continua elevado, principalmente em municípios mais suscetíveis.

Na segunda-feira (15), o sistema começa a se deslocar em direção ao Rio de Janeiro, mas ainda provocará chuvas persistentes em várias regiões de São Paulo.

Imagem de uma tempestade sobre a cidade de São Paulo

Com informações da Agência Brasil