A Ocupação Matilha Cultural, em São Paulo, apresenta a mostra Reformar – políticas de drogas, Restaurar – direitos e Recuperar – natureza, que busca provocar o público a perceber a conexão entre questões ambientais e temas ligados aos narcóticos, segurança pública, racismo e arte.
Desenvolvida no contexto do projeto Intersecção, a instalação estará aberta ao público até 22 de novembro, com curadoria da VIST Projects, em parceria com a Matilha Cultural.
O projeto Intersecção é promovido pela Iniciativa Negra e a Coalizão Internacional pela Reforma da Política de Drogas e Justiça Ambiental, com o objetivo de fomentar diálogos sobre problemas que afetam toda a sociedade, mas que impactam especialmente grupos minoritários, como mulheres, LGBTQIA+, negros, indígenas e pessoas com deficiência.
Exposição e Cinema
A programação inclui uma exposição fotográfica sobre a Cracolândia, área de São Paulo conhecida pela concentração de usuários de drogas, além de sessões de cinema no Cine Matilha, exibindo filmes relacionados aos temas da mostra.
As fotografias são assinadas pelo mexicano Yael Martinéz e pelo brasileiro Rafael Vilela, vencedor do POY-Latam 2025, uma prestigiada premiação de fotografia documental.
Interatividade e Reflexão
O público também poderá participar de rodas de conversa com especialistas, oficinas e debates.
Os coletivos envolvidos apresentam arquétipos dos locais de produção e consumo de cocaína na América Latina, incentivando os visitantes a saírem do centro cultural mais informados sobre as questões atuais.
Um dos destaques é a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em novembro, em Belém. Para garantir uma representação abrangente, a curadoria desenvolveu dez arquétipos.
Arquetipos e Narrativas
Esses relatos incluem personagens de diferentes contextos e regiões que compõem a cadeia de valor da coca e da cocaína na América Latina: uma planta de coca; uma coletora de coca afroboliviana; uma defensora de terras indígenas; o Rio Amazonas; uma pessoa que trabalha em um laboratório de cocaína; uma ribeirinha; a onça-pintada; um vendedor de drogas; um usuário de cocaína e uma fiscal da autoridade portuária.
Na esfera da segurança pública, um dos principais desafios contemporâneos são as facções, que enriqueceram com o tráfico de drogas ilícitas. A América do Sul é um polo de atração para narcotraficantes, por ser a principal fornecedora mundial da droga.
"É como se as facções surgissem do nada. Sabemos que elas se capitalizaram muito em cima das drogas proibidas", afirma a militante Rebeca Lerer, coordenadora do Intersecção e representante latino-americana em uma coalizão que propõe a reforma das políticas sobre drogas – International Coalition on Drug Policy Reform and Environmental Justice.
Para Lerer, algumas questões ainda ficam sem solução, o que impede o país de progredir.
"Acho que há muito trabalho acadêmico que diagnostica os sintomas, os efeitos, as consequências: o encarceramento, a violência policial, a corrupção de agentes públicos, mas não foca nas causas. E uma das causas é a política de proibição, que, nitidamente, só tem como principal resultado esse mercado transnacional armado e extremamente poderoso, cada dia mais", diz.
"Nosso trabalho é tentar mudar o eixo para essa discussão, sair desse debate de 'se usar droga é bom ou ruim', 'se é certo ou errado', porque para isso cada um pode ter sua opinião, mas isso não muda o fato de que essa política não está funcionando. Nem para proteger as pessoas, nem para proteger as instituições, os territórios, nem para impedir que esse dinheiro sirva para fortalecer essas organizações criminosas."
Programação
Inaugurada em 23 de setembro, a mostra também contará com apresentações de diversos artistas como o rapper Dexter, o grupo Pagode na Lata; Linn da Quebrada, Família Tamarineira, DJ KL Jay, Ti.ram.ba.ço e a banda Aláfia.
A jornalista Cecília Olliveira lançará seu livro Como nasce um Miliciano, no dia 1º de novembro, às 19h.
Para conferir a programação completa e retirar os ingressos gratuitos para as atividades, acesse o site da Sympla. Para as atividades realizadas no espaço do Cine Matilha, a retirada de ingressos será por ordem de chegada.
Serviço
Mostra Reformar - políticas de drogas, Restaurar - direitos e Recuperar - natureza
Até 22 de novembro das 14h às 20h, de terça a domingo
Visitas monitoradas: das 14h às 20h, de terça a sábado
Matilha Cultural | Rua Rêgo Freitas, 542 - República
Ingressos: via Sympla
Entrada gratuita
Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável.
Acessibilidade para pessoas com locomoção restrita.
?
Com informações da Agência Brasil