Desde o último domingo (26), uma frente fria tem impactado o centro-sul do Brasil, trazendo chuvas intensas e ressaca nos litorais do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de ventos fortes que chegam até o litoral de São Paulo.
O interior de São Paulo e Paraná, bem como áreas do Centro-Oeste e do sul da Região Norte, também estão sob influência das chuvas, com previsão de pancadas que devem persistir até pelo menos terça-feira (28), conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Em São Paulo, o litoral sul, entre Mongaguá e Guarujá, registrou um acúmulo significativo de água, com 46mm em Praia Grande, concentrados na tarde de segunda-feira (27).
Dados do Sistema Integrado de Bacias Hidrográficas (SIBH), da SP Águas, indicam que o oeste paulista, especialmente a região de Presidente Prudente, também experimentou chuvas volumosas, variando entre 30 e 35mm ao longo do dia.
No norte do estado, as regiões de Araçatuba e Ribeirão Preto registraram precipitações superiores a 25mm durante a tarde. Até o momento, não há relatos de grandes impactos pela Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros.
A Defesa Civil estadual mantém todas as regiões do oeste paulista e do litoral sul em estado de alerta.
Tendências Climáticas
"Nos próximos dias, espera-se um aumento das chuvas em grande parte do estado, com possibilidade de volumes elevados, especialmente nas regiões sul, sudeste e leste. As precipitações devem ocorrer de forma irregular e, em alguns momentos, podem ser mais intensas, elevando o risco de transtornos", alerta o órgão.
Condições no Sul do Brasil
No Rio Grande do Sul, o alerta para mau tempo continua, com ênfase nas baixas temperaturas. Na terça-feira (28), as mínimas devem variar entre 1°C e 13°C, favorecendo a formação de geada em diversas regiões, incluindo a Campanha, Sul, Centro, Norte, Serra, Vales e a porção oeste da Região Metropolitana de Porto Alegre.
As máximas oscilam entre 15°C e 22°C. A Marinha informa que o mar segue agitado na costa gaúcha, com ressaca, e há previsão de pancadas de chuva fraca a moderada nas regiões Noroeste, Norte e Nordeste durante a noite.
Em Santa Catarina, o frio que se instalou desde domingo se intensifica na terça-feira (28), com mínimas entre 0°C e 3°C no Planalto Sul e nas áreas mais altas do Meio-Oeste, onde há condições para geada. No Grande Oeste, os termômetros variam entre 4°C e 7°C, enquanto no Litoral Sul podem ficar abaixo dos 10°C.
Nas demais regiões, as mínimas ficam entre 12°C e 16°C. As condições mais preocupantes, segundo a Defesa Civil estadual, ocorrerão na quarta-feira (29), quando a instabilidade aumenta, favorecendo chuva intensa e temporais isolados, com raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo. No Litoral Norte e no Baixo Vale do Itajaí, há risco de alagamentos e enxurradas devido à chuva persistente.
Previsão para o Paraná
No Paraná, a previsão para terça-feira é de frio pela manhã, com mínimas em torno de 7 graus. As regiões centro e norte do estado já estão sob previsão de chuvas intensas, variando entre 20 e 50mm durante todo o dia 28.
O alerta se estende para São Paulo, Mato Grosso do Sul, oeste e norte do Mato Grosso, Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Maranhão e áreas litorâneas do norte do país.
?
Com informações da Agência Brasil