O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) deu sinal verde para a nomeação de 1.316 candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2024. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (4).
Entre os nomeados, estão 855 auditores-fiscais do trabalho, 182 analistas em tecnologia da informação e 279 analistas de infraestrutura.
As nomeações foram oficializadas em duas portarias publicadas no Diário Oficial da União.
A portaria do MGI nº 7.455/2025 autoriza a nomeação de 855 auditores-Fiscais do Trabalho para o Ministério do Trabalho e Emprego.
A portaria 7.456/2025 permite a nomeação de 461 aprovados para cargos voltados à modernização do Estado, incluindo 182 analistas em tecnologia da informação e 279 analistas de infraestrutura.
Direitos dos trabalhadores
Os novos auditores-fiscais do trabalho terão a missão de assegurar o cumprimento das leis trabalhistas, proteger os direitos dos trabalhadores e promover condições dignas de trabalho em todo o Brasil.
As inspeções realizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego visam combater o trabalho escravo, o trabalho infantil e outras irregularidades trabalhistas, além de fortalecer a segurança e saúde no ambiente de trabalho.
Transformação digital do Estado
Os analistas em tecnologia da informação e de infraestrutura, que se integrarão ao Ministério da Gestão, terão um papel crucial no apoio à transformação digital do Estado, promovendo a inovação nos serviços e fortalecendo a infraestrutura pública.
Esses profissionais atuarão em políticas públicas de modernização, como a Rede GOV.BR, a digitalização de serviços do governo federal, segurança cibernética, planejamento de grandes obras e integração tecnológica entre União, estados e municípios.
Próximos passos
A próxima fase envolve a verificação de documentos e requisitos dos aprovados, a ser conduzida pelos ministérios envolvidos. O objetivo é garantir que apenas aqueles que cumprirem todas as exigências sejam nomeados.
As nomeações estão condicionadas à existência de vagas na data da posse e à comprovação de adequação orçamentária e financeira, conforme a Lei Orçamentária Anual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias.
Essa medida assegura que o reforço no quadro de pessoal esteja alinhado com a sustentabilidade fiscal do Estado, permitindo novas nomeações apenas se houver orçamento para os salários.
Histórico de nomeações
As primeiras nomeações do chamado Enem dos Concursos foram para a Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Agência Nacional de Energia Elétrica e Agência Nacional de Saúde Suplementar, em julho.
Em agosto, foi autorizada a nomeação dos aprovados para o cargo de Analista de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
?
Com informações da Agência Brasil