O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou um expressivo pacote de investimentos, totalizando R$ 4,64 bilhões, destinado à ampliação e modernização de 11 aeroportos distribuídos por quatro estados brasileiros. Este anúncio foi feito na quarta-feira (11), e os recursos visam melhorar a infraestrutura aeroportuária do país.
Os aeroportos contemplados por este pacote de investimentos são: Congonhas, em São Paulo; Campo Grande, Ponta Porã e Corumbá, no Mato Grosso do Sul; Santarém, Marabá, Carajás e Altamira, no Pará; e Uberlândia, Uberaba e Montes Claros, em Minas Gerais.
A expectativa do governo federal é que, durante a execução deste projeto, financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), sejam criados mais de dois mil empregos diretos e indiretos, contribuindo para o desenvolvimento econômico das regiões envolvidas.
Capacidade Operacional
De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, a iniciativa tem como objetivo principal aumentar a capacidade operacional dos aeroportos, com destaque para o aeroporto de Congonhas. Este passará de uma capacidade atual de 29 milhões para mais de 40 milhões de passageiros por ano, o que representa um significativo aumento na sua capacidade de atendimento.
Os investimentos também incluem melhorias nos terminais dos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará, promovendo uma melhor conexão entre áreas produtivas do interior e os grandes centros urbanos, conforme destacou o ministério.
Com informações da Agência Brasil