GERAL

min de leitura

Incêndio em subestação provoca apagão na madrugada em todas as regiões

(via Agência Brasil)

| Edição de 14 de outubro de 2025 | Atualizado em 14 de outubro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Na madrugada desta terça-feira (14), uma falha no Sistema Interligado Nacional (SIN) resultou na interrupção de cerca de 10 mil megawatts (MW) de carga elétrica, impactando os subsistemas das regiões Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte do Brasil. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) relatou que o problema começou com um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, localizada no Paraná, o que levou ao desligamento completo da subestação de 500 kilovolts (kV) e à separação da interligação entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste.

No momento do incidente, a Região Sul estava exportando aproximadamente 5 mil MW para o Sudeste/Centro-Oeste. Segundo o ONS, a Região Sul perdeu cerca de 1,6 mil MW de carga, enquanto o Nordeste sofreu uma interrupção de 1,9 mil MW, o Norte de 1,6 mil MW, e o Sudeste de 4,8 mil MW.

"Assim que identificou a situação, o ONS iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões."

O retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas ocorreram de forma segura, com a maioria das regiões tendo suas cargas restabelecidas em até uma hora e meia. A Região Sul, no entanto, levou cerca de duas horas e meia para ter sua carga completamente recomposta.

Reuniões para Análise da Ocorrência

O ONS agendou uma reunião com os principais agentes envolvidos para discutir o incidente. Além disso, uma reunião preliminar de Análise da Perturbação está programada para ocorrer até a próxima sexta-feira (17), com o objetivo de investigar as causas e prevenir futuras ocorrências semelhantes.



Com informações da Agência Brasil