GERAL

min de leitura

Inmet emite alerta de tempestade e vento na Região Sul

(via Agência Brasil)

| Edição de 10 de janeiro de 2026 | Atualizado em 10 de janeiro de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja neste sábado (10), sinalizando a possibilidade de tempestades e ventos costeiros nos estados do Sul do Brasil. Este alerta, que permanece válido até as 12h de domingo (11), representa um nível intermediário de risco entre os três níveis de aviso do instituto: amarelo para perigo potencial, laranja para perigo, e vermelho para grande perigo.

Previsões Meteorológicas

Conforme o Inmet, a previsão para os três estados da Região Sul inclui chuvas de 30 a 60 milímetros por hora ou 50 a 100 mm por dia, ventos intensos variando entre 60 e 100 km/h, além de possibilidade de queda de granizo. Este cenário traz riscos de interrupção no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Impactos na Lagoa dos Patos

Na região da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, espera-se uma intensificação dos ventos nas áreas litorâneas, o que pode resultar no deslocamento de dunas de areia sobre construções na orla.

Recomendações de Segurança

O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é aconselhável não utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante o período de alerta.

Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser contatada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.



Com informações da Agência Brasil