GERAL

min de leitura

Lula mobiliza equipes federais para atuar em meio a chuvas em MG

(via Agência Brasil)

| Edição de 24 de fevereiro de 2026 | Atualizado em 24 de fevereiro de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ordenou, nesta terça-feira (24), a mobilização imediata de equipes federais para apoiar os municípios da Zona da Mata Mineira, que foram severamente afetados por fortes chuvas. As tempestades resultaram em pelo menos 22 mortes nas cidades de Juiz de Fora e Ubá.

"Uma equipe de coordenação da Força Nacional do SUS [Sistema Único de Saúde] já está a caminho. A Defesa Civil Nacional, além de já ter enviado profissionais à Zona da Mata, está operando em regime de alerta máximo e em contato constante com a Defesa Civil mineira", afirmou Lula.

Em sua rede social, Lula destacou que o governo federal já reconheceu o estado de calamidade em Juiz de Fora (MG), com o decreto previsto para publicação no Diário Oficial da União ainda nesta terça-feira.

Medidas de Assistência e Solidariedade

"Nas próximas horas e dias, permaneceremos em prontidão para agir com a rapidez e a força que o momento exige. Nosso foco é garantir a assistência humanitária, restabelecer os serviços básicos, auxiliar as pessoas desabrigadas e apoiar a reconstrução", declarou o presidente.

Durante uma escala em Abu Dhabi, no retorno de uma viagem oficial à Índia e à Coreia do Sul, Lula telefonou para a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, expressando solidariedade e oferecendo apoio federal.

"Quero enviar meus profundos sentimentos às famílias que perderam seus lares e, o que é pior, seus entes queridos. E me solidarizar com as autoridades e forças de segurança mineiras que estão trabalhando no resgate e no atendimento imediato à população prejudicada pela chuva", concluiu.

Impacto das Chuvas

De acordo com a prefeitura, Juiz de Fora registrou 584 milímetros de chuva acumulada, tornando fevereiro o mês mais chuvoso da história do município, com um volume superior ao dobro do esperado para o período.

Além das 22 mortes confirmadas pelo Governo do Estado de Minas Gerais, a defesa civil da cidade informa que há pelo menos 440 pessoas desabrigadas.



Com informações da Agência Brasil