GERAL

min de leitura

Maior evento científico da América Latina começa neste domingo

(via Agência Brasil)

| Edição de 26 de julho de 2026 | Atualizado em 26 de julho de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC) está promovendo a 78ª reunião anual, que acontece de domingo (26) até o próximo sábado (1), na Universidade Federal Fluminense, em Niterói. Este evento, reconhecido como o maior encontro científico da América Latina, espera reunir cerca de 50 mil pessoas para participar de mais de 250 atividades.

O tema central deste ano é "Ciência para todos: soberania, desenvolvimento e inclusão", refletindo a visão da ciência como uma ferramenta de transformação social. Segundo Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos, diretora da SBPC, a escolha do tema está alinhada à importância da ciência para o futuro do país, especialmente em um ano de eleições.

"Este é um ano extremamente importante, com as eleições, em que a gente está pensando no futuro. E sem ciência, não existe um futuro que vá trazer desenvolvimento social, desenvolvimento econômico, porque a ciência está envolvida com todas as áreas, desde segurança alimentar a sustentabilidade, saúde. E todas essas áreas estão contempladas aqui", disse.

A programação científica contará com cerca de 500 palestrantes de 23 estados, abordando aproximadamente 20 trilhas temáticas que conectam diversas áreas do conhecimento ao tema principal.

Imagem ilustrativa da imagem Maior evento científico da América Latina começa neste domingo
Coordenadora da SBPC, Andrea Macedo, diz que papel da reunião é o de promover, provocar, inspirar e divulgar um mundo melhor - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Andrea Macedo, coordenadora geral do evento, destacou que as discussões abrangem temas como inteligência artificial e exploração de terras raras. Ela enfatiza que a SBPC tem o papel de provocar transformações e debater o futuro desejado para o país.

Para garantir que a ciência seja acessível a todos, a programação inclui atividades acadêmicas e culturais, exposições e espaços de divulgação científica para o público em geral. O reitor da UFF, Antônio Claudio Lucas da Nóbrega, reforça que o evento é gratuito e aberto à comunidade.

Três espaços se destacam na programação: a ExpoT&C, com 69 expositores; a SBPC Cultural, com apresentações artísticas; e a tenda SBPC Jovem, que promove uma feira de ciências voltada para estudantes e professores da educação básica.

Imagem ilustrativa da imagem Maior evento científico da América Latina começa neste domingo
Reitor da Universidade Federal Fluminense, Antonio Claudio da Nóbrega, ressalta que a inclusão da população no evento é fundamental para que as pessoas compreendam o papel da ciência e tecnologia na sua vida cotidiana - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O evento também contará com espaços dedicados a discussões sobre gênero, diversidade e equidade, além de saberes afro, indígenas e de comunidades tradicionais. Na segunda-feira (27), haverá um ato contra o feminicídio, reafirmando o compromisso da comunidade científica com a luta contra a violência de gênero.

Para garantir a acessibilidade, o campus contará com centrais de acessibilidade, transporte para pessoas com mobilidade reduzida, materiais em braile e espaços de regulação para neuroatípicos.

"Todas as pessoas têm direito a experimentar a ciência, praticar ciência e se beneficiar dela. À medida que você tem olhares diferentes, histórias de vidas diferentes, os problemas complexos passam a ser abordados de maneira mais ampla. Então também é um exercício para responder melhor aos desafios do país", enfatiza o reitor da UFF.

Durante a reunião, a SBPC apresentará o documento "Vozes da Ciência - O Brasil que queremos", contendo 117 propostas da comunidade científica para os candidatos nas próximas eleições.

Imagem ilustrativa da imagem Maior evento científico da América Latina começa neste domingo
Diretora da SBPC, Ana Tereza Vasconcelos, fala sobre documento com 117 propostas da comunidade científica para os candidatos às eleições -  Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

"Foram cinco meses de trabalho, em que nós organizamos debates com pesquisadores de todo o país. Aqui a gente tem uma síntese do que acreditamos ser mais importante para termos um país com desenvolvimento social, científico, político e econômico", resume Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos.

Serviço

Encontro nacional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

Abertura oficial: 26 de julho

Programação científica e cultural: 27 de julho a 1 de agosto

Campus do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense - Niterói (RJ)

Entrada gratuita

Inscrições e informações no site da SBPC

?

Com informações da Agência Brasil