Aos 55 anos, faleceu Arlindo de Souza, o olindense conhecido como Popeye Brasileiro. Arlindo ganhou notoriedade nacional ao aparecer em programas de televisão exibindo seus braços com músculos exageradamente grandes, resultado da aplicação de óleo mineral. Seu físico peculiar o fez ser comparado ao famoso marinheiro dos desenhos animados.
Arlindo residia no bairro de Águas Compridas, em Olinda, e veio a falecer na madrugada de terça-feira (13), no Hospital Otávio de Freitas, localizado em Tejipió, na zona oeste do Recife. Ele estava internado desde dezembro. O sepultamento foi agendado para a tarde desta quarta-feira (13), no Cemitério de Águas Compridas.
O Perigo dos Anabolizantes e Óleo Mineral
Trabalhando como pedreiro, Arlindo alterou seu corpo através da aplicação de óleo mineral e álcool, uma prática que é amplamente condenada por médicos. O caso de Arlindo trouxe à tona a discussão sobre o uso de anabolizantes e outras substâncias para aumentar a massa muscular. O uso de esteroides, por exemplo, está associado a sérios riscos à saúde, incluindo problemas renais, aumento da pressão arterial, danos celulares e até mesmo a morte.
Riscos à Saúde
O cardiologista Anis Mitri, presidente da Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado de São Paulo (AHOSP), alerta que o uso de hormônios anabolizantes, sejam eles sintéticos ou não, pode causar inúmeros efeitos colaterais, especialmente quando utilizados em doses elevadas.
“O uso de hormônios para musculação pode dar a sensação de maior disposição e recuperação muscular, permitindo levantar mais peso. Isso cria uma tendência ao uso contínuo, mas tanto o uso a curto quanto a longo prazo gera efeitos colaterais incontroláveis”, afirmou Mitri.
Os efeitos incluem dependência, formação de coágulos sanguíneos que podem resultar em AVC, infarto, e até efeitos oncológicos, aumentando o risco de câncer de próstata, mama e tireoide.
Complicações Psicológicas e Físicas
Além dos riscos físicos, existem também os efeitos psíquicos e psicológicos, como aumento da agressividade e nervosismo. Outros efeitos incluem queda de cabelo, prurido, vermelhidão na pele e aumento da pressão arterial, tornando o uso de hormônios extremamente perigoso.
Arlindo também utilizava óleo mineral na musculatura, o que pode causar gangrena, apodrecimento dos músculos e trombose.
Alerta da Sociedade Médica
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem) alerta que o uso de testosterona sem acompanhamento médico pode ser perigoso e causar danos irreparáveis. O uso indiscriminado dessa substância tornou-se um problema de saúde pública, com complicações cada vez mais frequentes.
Entre os efeitos adversos estão o aumento de acne, queda de cabelo, distúrbios hepáticos, tumores no fígado, comportamento agressivo, paranoia, alucinações, psicoses, coágulos sanguíneos, retenção de líquidos, aumento da pressão arterial e risco de doenças transmissíveis.
Proibição de Terapias Hormonais
Devido aos riscos, em abril de 2023, o Conselho Federal de Medicina (CFM) proibiu a prescrição de terapias hormonais com esteroides anabolizantes para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora do desempenho esportivo, devido à falta de comprovação científica suficiente sobre os benefícios e segurança para o paciente.
Com informações da Agência Brasil