As intensas chuvas que têm assolado a zona da mata mineira desde segunda-feira (23) resultaram, até o momento, em 36 mortes, sendo 30 em Juiz de Fora e seis em Ubá, conforme informado pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta quarta-feira (25).
Atualmente, há 31 pessoas desaparecidas em Juiz de Fora e duas em Ubá. Em Matias Barbosa, não há registros de desaparecidos ou mortos. Até agora, 208 pessoas foram resgatadas com vida na região.
Juiz de Fora registrou um acumulado de 584 milímetros de chuva, tornando este fevereiro o mês mais chuvoso da história do município, com um volume que ultrapassa o dobro do esperado para o período.
Em Ubá, a prefeitura informou que a cidade foi atingida por 170 milímetros de chuva em cerca de três horas e meia, e o rio Ubá alcançou 7,82 metros.
Chuvas continuam
De acordo com a Defesa Civil estadual, estão previstas para esta quarta-feira (25) tempestades em todo o estado. As chuvas podem vir acompanhadas de acumulados pluviométricos de aproximadamente 40 milímetros, rajadas de vento superiores a 70 quilômetros por hora e, eventualmente, granizo.
“Recomenda-se atenção para o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra, além da possibilidade de queda de árvores e destelhamentos, especialmente em regiões mais vulneráveis”, alerta a Defesa Civil.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, está em Juiz de Fora nesta manhã. Ele afirmou que todo o suporte humanitário necessário aos desalojados está sendo providenciado.
“Nesta madrugada, seis vítimas foram localizadas. A previsão é que o trabalho dos bombeiros ainda se estenda por até cinco dias. Há muitos escombros e lama para serem removidos”, declarou o governador no programa Alô, Alô, Brasil, da Rádio Nacional.
Com informações da Agência Brasil