GERAL

min de leitura

MPT vai investigar morte de funcionário no Aeroporto de Viracopos

(via Agência Brasil)

| Edição de 02 de julho de 2025 | Atualizado em 02 de julho de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) iniciou, nesta quarta-feira (2), uma investigação sobre a morte de um funcionário no Aeroporto Internacional de Viracopos, localizado em Campinas, no interior de São Paulo. O trabalhador, de 46 anos, faleceu na madrugada após ser atropelado por uma caminhonete na pista principal do terminal, enquanto realizava serviços de manutenção.

Conforme informações do MPF, outros órgãos de proteção ao trabalho, como o Ministério do Trabalho e Emprego e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), já foram notificados sobre o incidente e estão conduzindo uma inspeção no local nesta quarta-feira.

Detalhes do Acidente

De acordo com a Polícia Civil, o acidente ocorreu por volta das 2h20. A vítima estava prestando serviços de manutenção para uma empresa terceirizada pela concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV) quando foi atropelada por uma caminhonete durante uma manobra na pista. O motorista do veículo, de 48 anos, estava realizando avaliações das condições de atrito da pista e não avistou a vítima. O caso foi registrado como homicídio culposo pela 4ª Delegacia do Aeroporto de Viracopos.

Repercussão e Medidas Tomadas

Em nota, a concessionária ABV lamentou o ocorrido e confirmou que a morte aconteceu durante atividades de manutenção na pista de pousos e decolagens do aeroporto, envolvendo um profissional de uma empresa terceirizada. “O acidente foi comunicado à 1h50 e o óbito foi confirmado às 2h03”, informou a concessionária.

Devido ao incidente, as operações do aeroporto foram temporariamente suspensas durante a madrugada, sendo retomadas às 6h26. “Até o momento, nove voos foram cancelados, e foram registrados 12 atrasos”, declarou a concessionária.

Impacto nas Operações Aéreas

A companhia aérea Azul relatou que, em virtude do fechamento temporário do aeroporto, suas operações com origem ou destino ao terminal foram afetadas. “Até o momento, dez voos para Viracopos foram redirecionados para outros aeroportos. Além disso, cinco voos que partiriam de Campinas e outros cinco com destino ao aeródromo precisaram ser cancelados. Os impactos serão sentidos ao longo do dia na operacionalização da malha da companhia, uma vez que Viracopos é o principal hub da empresa”, informou a Azul, que está disponibilizando voos extras para mitigar o problema.

Notícias Relacionadas



Com informações da Agência Brasil