GERAL

min de leitura

Neymar, Romário, Helena: futebol e novela influenciam nomes no Brasil

(via Agência Brasil)

| Edição de 04 de novembro de 2025 | Atualizado em 04 de novembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A ferramenta Nomes no Brasil, lançada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), oferece uma visão fascinante sobre a popularidade dos nomes no país ao longo das décadas. Segundo o instituto, as telenovelas e o futebol são os principais influenciadores na escolha dos nomes no Brasil.

O site apresenta uma seção dedicada a curiosidades, onde destaca a ascensão do nome Helena, popularizado por protagonistas de novelas. Atualmente, existem 366 mil Helenas no Brasil, com um aumento expressivo de registros entre 2000 e 2009.

"A Grécia, também conhecida como República Helênica, tem seus cidadãos identificados como 'helenos'. Este termo deu origem à expressão 'cultura helênica', referindo-se a um período de grande influência da civilização grega antiga. No Brasil, Helena tornou-se famoso como o nome das protagonistas das novelas de Manoel Carlos", explica o site.

Influência do Futebol nos Nomes

O levantamento do IBGE também revela a forte influência dos jogadores de futebol nos nomes dos bebês. Rivelino, ídolo da Seleção campeã de 1970, teve 69% de seus registros naquela década. Romário, por sua vez, viu seu nome atingir o auge nos anos 1990, enquanto Neymar começou a ganhar popularidade na década de 2010.

Além disso, a página oferece informações sobre a origem dos nomes e sobrenomes, juntamente com um ranking dos mais populares de cada década. Os interessados podem ainda explorar um mapa interativo que mostra os nomes mais comuns em diferentes países.

Explorando os Nomes do Brasil

A ferramenta interativa do IBGE permite aos usuários consultar a ocorrência, período de nascimento, distribuição geográfica e idade mediana de pessoas com determinados nomes e sobrenomes. Este levantamento é baseado na população brasileira em 1º de agosto de 2022, data de referência do Censo 2022.



Com informações da Agência Brasil