O outono chega trazendo calor intenso para Mato Grosso do Sul e os estados do Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul e nas regiões oeste de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas podem alcançar até 38°C nesta sexta-feira (20) e sábado (21), superando a média climatológica para esta época do ano.
Apesar do calor inicial, o final de semana promete uma trégua com a chegada de instabilidades que devem aliviar temporariamente as temperaturas. Contudo, a partir de segunda-feira (23), o calor deve retornar com ainda mais intensidade, segundo as previsões.
Influência de um sistema de alta pressão
O Inmet destaca que a formação de um sistema de alta pressão nos médios e altos níveis da atmosfera, localizado entre Mato Grosso do Sul e o sul do Brasil, será responsável por inibir a formação de nuvens nessas áreas entre os dias 20 e 23 de março. Com isso, a incidência de radiação solar aumenta, intensificando o aquecimento nessas regiões.
?
Com informações da Agência Brasil