GERAL

min de leitura

Parque Cavernas do Peruaçu é reconhecido como patrimônio da Unesco

(via Agência Brasil)

| Edição de 13 de julho de 2025 | Atualizado em 13 de julho de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, localizado em Minas Gerais, recebeu o título de Patrimônio Mundial Natural pela Unesco. A decisão foi divulgada neste domingo (13), durante a sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, em Paris.

“O título consagra o Peruaçu como um sítio de valor universal excepcional, pela sua combinação singular de relevância geológica, arqueológica, ecológica e paisagística”, celebrou o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ao destacar o “esforço cotidiano” das comunidades locais e equipe do instituto na proteção da biodiversidade brasileira.

Notícias relacionadas:

“A conquista é fruto da atuação do governo federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do ICMBio e do Itamaraty, com o apoio de parlamentares, academia, sociedade civil e comunidade local, sobretudo o povo indígena Xakriabá que, com seus modos de vida e saberes tradicionais, protege historicamente o local”, afirmou o instituto em comunicado.

A unidade de conservação foi criada em 1999 em uma área de 56.448 hectares, abrangendo os municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões, na região norte de Minas Gerais. O parque possui mais de 200 cavernas catalogadas, sítios arqueológicos com vestígios humanos de até 12 mil anos, pinturas rupestres e uma biodiversidade que integra espécies típicas da Mata Atlântica, do Cerrado e da Caatinga.

“O reconhecimento também abre novas oportunidades para o ecoturismo, a pesquisa científica e a inclusão social das comunidades do entorno, especialmente por meio do fortalecimento da economia local e do turismo de base comunitária”, explicou o ICMBio.

Esse é o primeiro sítio do Patrimônio Mundial Natural localizado em Minas Gerais. No Brasil, a lista agora inclui nove sítios, que abrangem dezenas de unidades de conservação de beleza natural excepcional, como o Parque Nacional de Iguaçu, as Reservas da Mata Atlântica da Costa do Descobrimento, as Ilhas Atlânticas Brasileiras (Fernando de Noronha e Atol das Rocas) e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

O local está aberto à visitação. As informações sobre os atrativos podem ser encontradas no site do ICMBio.



Com informações da Agência Brasil