A Polícia Federal (PF) lançou nesta terça-feira (8) a Operação Underhand, destinada a investigar uma organização criminosa suspeita de desviar recursos públicos através de fraudes em processos licitatórios e contratuais.
De acordo com a corporação, foram executados 15 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nas cidades de Fortaleza e Brasília, além dos municípios cearenses de Nova Russas, Eusébio, Canindé e Baixio.
Investigações em Andamento
Conforme informações da PF, o grupo investigado é acusado de direcionar verbas públicas para municípios do Ceará em troca de contrapartidas financeiras ilícitas. Além disso, há suspeitas de que o grupo influenciava processos licitatórios por meio de empresas associadas.
Bloqueio de Recursos
Foi determinado o bloqueio de R$ 54,6 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas envolvidas, com o intuito de interromper a movimentação de valores ilícitos e garantir recursos para uma possível restituição ao erário.
As ações investigadas incluem crimes de organização criminosa, captação ilícita de sufrágio, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica com fins eleitorais, conforme destacou a corporação.
A investigação conta com o suporte técnico da Controladoria-Geral da União (CGU).
Notícias Relacionadas
- Ex-ministro Gilson Machado é preso pela Polícia Federal.
- PF e Cade vão investigar preço de combustíveis em postos de gasolina.
- PF prende, no Rio, homem que vendia remédios sem licença.
Com informações da Agência Brasil