GERAL

min de leitura

PF combate tráfico de pessoas e trabalho análogo à escravidão no Rio

(via Agência Brasil)

| Edição de 21 de maio de 2026 | Atualizado em 21 de maio de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (21) a Operação Juro Zero, que investiga crimes de tráfico de pessoas e trabalho análogo à escravidão envolvendo cidadãos colombianos em municípios do sul do Rio de Janeiro.

As investigações começaram após uma denúncia de colombianos que teriam sido aliciados para trabalhar no Brasil com promessas de emprego no setor de turismo, com passagens aéreas financiadas pelo grupo investigado. No entanto, ao chegarem ao Brasil, as condições prometidas foram alteradas, e as vítimas passaram a viver em situações análogas à escravidão, conforme informou a Polícia Federal.

Esquema de agiotagem

Além disso, há indícios de que os investigados estariam envolvidos em um esquema de agiotagem, utilizando os imigrantes para cobranças de dívidas, muitas vezes com o uso de violência e grave ameaça.

Ações da Polícia Federal

Mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos por policiais federais nos municípios de Pinheiral e Resende, no estado do Rio de Janeiro, expedidos pela 3ª Vara Federal de São João de Meriti.

Investigações em andamento

As investigações também buscam identificar outros colombianos em situações semelhantes, vivendo em condições incompatíveis com a dignidade humana. A Polícia Federal destaca que as ações visam reunir mais provas para a completa identificação da organização criminosa e individualização das condutas dos investigados.

?

Com informações da Agência Brasil