GERAL

min de leitura

PF combate venda de diesel para garimpos ilegais em terra indígena

(via Agência Brasil)

| Edição de 24 de fevereiro de 2026 | Atualizado em 24 de fevereiro de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Um grupo criminoso que atuava na comercialização de combustível para garimpos ilegais na Terra Indígena Sararé, em Mato Grosso, foi alvo de uma operação da Polícia Federal nesta terça-feira (24). As investigações revelaram que a organização adquiriu mais de 4 milhões de litros de diesel para revenda ao longo de 21 meses.

Durante a operação, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão nos municípios de Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade e Aripuanã, em Mato Grosso. As ordens judiciais foram emitidas pela 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Cáceres.

De acordo com a Polícia Federal, a ação flagrou o armazenamento e a venda ilegal de óleo diesel, um combustível comumente utilizado em maquinários pesados, em uma fazenda próxima a um garimpo ilegal. No local, foram apreendidos 15 mil litros do combustível.

A investigação teve início após uma fiscalização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que contou com o apoio logístico e de segurança da Polícia Federal e da Funai para os agentes de fiscalização.

“A ação abrangeu postos de abastecimento legalizados nos municípios de Conquista d’Oeste e de Pontes e Lacerda, além de fazendas que possuíam reservatórios de combustíveis”, informou a Polícia Federal.



Com informações da Agência Brasil