GERAL

min de leitura

Rádios Nacional e MEC têm crescimento em audiência no mês de julho

(via Agência Brasil)

| Edição de 19 de agosto de 2025 | Atualizado em 19 de agosto de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

As emissoras públicas de rádio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) registraram um aumento significativo na audiência durante o mês de julho, conforme dados da Kantar Ibope Media. Este crescimento reforça uma tendência observada desde o segundo trimestre.

Na rede da Rádio Nacional, várias capitais apresentaram aumento na audiência. No Rio de Janeiro, a rádio que opera na frequência 87,1 MHz teve um crescimento de 28%, consolidando-se como a 15ª mais ouvida na capital fluminense.

Em São Paulo, a Rádio Nacional registrou um aumento de 9% em julho em comparação a junho. No Grande Recife, o crescimento foi de 16%, enquanto em Brasília, a alta foi de 5%, mantendo-se como a rádio pública mais ouvida na capital federal.

As emissoras da Rádio MEC também tiveram um desempenho positivo em julho. No Rio de Janeiro, a audiência cresceu 7%; em Brasília, 12%; e em Belo Horizonte, 27%, sempre em comparação com o mês anterior.

“Com esse resultado, a EBC reafirma seu compromisso de oferecer ao público brasileiro conteúdos plurais, de qualidade e alinhados à missão de promover cultura, informação e cidadania”, afirma Thiago Regotto, gerente executivo de rádios da EBC.

“Os resultados confirmam a consolidação da Rádio MEC e da Rádio Nacional como referências de programação cultural, jornalística e de interesse público em diferentes praças do país”, destaca.

Consolidação da tendência de alta

No segundo trimestre de 2025, o levantamento da Kantar Ibope Media já havia indicado um crescimento significativo nas emissoras da rede da Rádio Nacional. Durante esse período, houve um aumento médio de 27% na faixa horária entre 6h e 19h, em comparação com o trimestre anterior.

O crescimento foi impulsionado especialmente pelo desempenho das emissoras no Rio de Janeiro e em São Paulo, refletindo a consolidação da programação em rede.

A rede da Rádio Nacional é composta por emissoras em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Brasília, que têm suas audiências medidas mensalmente pela Kantar Ibope Media. Outras estações, como as de São Luís (MA) e Tabatinga, no Alto Solimões (AM), além do sistema de alta potência da AM 980 e das transmissões em Ondas Curtas, voltadas para a região amazônica, também fazem parte da rede, embora ainda não possuam aferição regular.

No horário das 6h às 19h, a rede da Rádio Nacional registrou uma média de 13.982 ouvintes por minuto, um crescimento de 27% em relação ao trimestre anterior. Todas as faixas horárias analisadas apresentaram crescimento, com destaque para o período diurno, que teve o maior avanço percentual.

Em São Paulo, a Rádio Nacional FM 87,1 alcançou 5.729 ouvintes por minuto na faixa das 6h às 19h, um aumento expressivo de 59%. No período das 5h à meia-noite, o crescimento foi de 54%.

No Rio de Janeiro, a emissora teve um aumento de 25% no mesmo horário, alcançando um marco inédito ao entrar no ranking das 15 emissoras mais ouvidas da região metropolitana, com audiência crescente também na faixa das 5h às 0h. Recife também contribuiu para o bom desempenho da rede, com uma média de 1.476 ouvintes por minuto e um crescimento de 24% no trimestre.



Com informações da Agência Brasil