GERAL

min de leitura

Rio: áreas de instabilidade podem provocar chuva e temperatura elevada

(via Agência Brasil)

| Edição de 01 de janeiro de 2026 | Atualizado em 01 de janeiro de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O primeiro dia de 2026 no Rio de Janeiro será marcado por áreas de instabilidade, resultado do calor e da umidade. Segundo o Sistema Alerta Rio, nesta quinta-feira (1º), a cidade terá céu parcialmente nublado com possibilidade de pancadas de chuva isoladas durante a tarde e a noite. As temperaturas continuarão elevadas, com máxima prevista de 37 °C, e os ventos devem variar de fracos a moderados.

Desde as 15h50 do dia 24 de dezembro de 2025, a capital fluminense permanece no terceiro nível do Protocolo de Calor (Calor 3), que é acionado quando as temperaturas ficam entre 36 ºC e 40 ºC por pelo menos três dias consecutivos.

Previsão para os próximos dias

Para a sexta-feira (2), a previsão é de nebulosidade variável e pancadas de chuva à tarde e à noite, com ventos ainda fracos a moderados.

No sábado (3), a passagem de uma frente fria no oceano, aliada às áreas de instabilidade, deixará o céu nublado, com pancadas de chuva isoladas a partir da tarde. Os ventos continuarão fracos a moderados.

Já no domingo (4), a expectativa é de chuva fraca a moderada ao longo do dia, enquanto na segunda-feira (5) a chuva pode ocorrer a qualquer momento, variando de fraca a ocasionalmente moderada. Os ventos estarão moderados e a nebulosidade será variável, com predomínio de céu nublado, de acordo com o Sistema Alerta Rio.

Recomendações para dias de calor

Em dias de calor intenso, a prefeitura do Rio recomenda que a população mantenha-se hidratada, use roupas leves, tome banhos frios, mantenha os ambientes ventilados, opte por refeições leves, aplique protetor solar e evite atividades físicas ao ar livre entre as 10h e as 16h.



Com informações da Agência Brasil