GERAL

min de leitura

Rio de Janeiro deve ter segundo dia de pancadas de chuva

Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil (via Agência Brasil)

| Edição de 04 de janeiro de 2023 | Atualizado em 04 de janeiro de 2023
Imagem descritiva da notícia Rio de Janeiro deve ter segundo dia de pancadas de chuva

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Centro de Operações Rio (COR) da prefeitura do Rio chamou atenção para a possibilidade de novas pancadas de chuva hoje (4) na capital. O Sistema Alerta Rio registrou que a previsão para o período da tarde é de aumento da chuva, passando a ter características de pancadas, com intensidade moderada a forte. O temporal será acompanhado de raios e rajadas de ventos por causa da aproximação de uma frente fria. A temperatura máxima prevista para esta quarta-feira é de 38ºC.

“Pancadas mais intensas podem ocorrer já no início da tarde, reforçadas pelo calor e elevada disponibilidade de umidade” indicou o meteorologista do Alerta Rio, Bruno Dumas.

Notícias relacionadas:

Diante do cenário, a prefeitura recomenda que, em caso de pancadas de chuva, a população permaneça em local seguro e evite áreas com alagamentos. A recomendação é que as pessoas não caminhem em áreas alagadas, porque há perigo de correnteza e de ferimentos com objetos, quedas em buracos sob a água, além de risco de doenças. A beira de córregos e de rios devem ser evitadas e a passagem de carros em vias alagadas deve ser evitada.

Em decorrência dos riscos de raios, o melhor é afastar-se de árvores, terrenos abertos e coberturas metálicas, além de precipícios, encostas e lugares altos sem proteção. Outra recomendação é evitar passar sob cabos elétricos, outdoors, andaimes, escadas e permanecer em piscinas, rios e lagos, como também a prática de esportes ao ar livre, especialmente, no mar.

Chuva forte

A chuva forte que caiu ontem (3), na zona norte e região central do Rio, deixou ruas alagadas e houve muita queda de árvores. A capital, que já estava em estágio de mobilização desde às 16h50, passou para estágio de atenção às 17h30, devido às condições do tempo.

O estágio de atenção é o terceiro nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências já impactam o município, afetando a rotina de parte da população.

No final da noite de ontem, às 23h, o município do Rio de Janeiro retornou ao estágio de normalidade às 23h, porque não havia previsão de chuva moderada nas três horas seguintes.