A Rioprevidência anunciou nesta sexta-feira (23) que está em processo de quitação do investimento no Banco Master. A instituição destacou que os valores retidos dos empréstimos consignados, que seriam destinados ao banco, estão sendo utilizados para esse fim. Os pagamentos, segundo a Rioprevidência, seguem normalmente.
Na mesma manhã, a Polícia Federal (PF) deu início à Operação Barco de Papel no Rio de Janeiro, investigando possíveis irregularidades financeiras entre o Banco Master e a Rioprevidência.
Investimento sob suspeita
De acordo com a PF, o fundo de previdência do estado, responsável pelo pagamento das aposentadorias dos servidores públicos do Rio de Janeiro, teria investido R$ 970 milhões no banco de Daniel Vorcaro, entre novembro de 2023 e julho de 2024.
A Rioprevidência, no entanto, nega qualquer irregularidade. Em comunicado, a instituição afirma que os investimentos estão protegidos por uma decisão judicial de dezembro de 2025, que determinou a retenção do montante, acrescido de juros e correção monetária, em benefício da Rioprevidência.
"O investimento já está sendo quitado com a retenção de valores decorrentes dos empréstimos consignados, que seriam repassados ao Master", reforça a nota.
Recursos assegurados
"Importante ressaltar que, com isso, os recursos estão à disposição do caixa previdenciário e o investimento será liquidado em cerca de dois anos", acrescenta o comunicado.
O Banco Master, alvo da investigação, é suspeito de inflar artificialmente seu balanço e de não ter capacidade para honrar suas dívidas. Segundo o Banco Central e relatórios policiais, a instituição teria desviado R$ 11,5 bilhões.
O Banco Central já liquidou o Master, e as investigações continuam em curso.
Com informações da Agência Brasil