A temperatura na base do Mirante de Santana, na zona norte de São Paulo, alcançou um novo recorde para dezembro nesta sexta-feira (26). Às 15h, os termômetros marcaram 36,2°C, a maior temperatura registrada no mês desde o início das medições em 1961.
A previsão é que essa onda de calor persista até o dia 29 de dezembro, com tempestades esperadas já para este final de semana.
A máxima histórica ocorre em meio a uma intensa onda de calor, provocada por um fenômeno de bloqueio atmosférico que mantém as chuvas afastadas da região.
Reservatórios e Consumo de Água
O governo estadual confirmou que a região metropolitana de São Paulo possui cerca de 26% de água em seus reservatórios, totalizando 515,80 hm³, um volume aproximadamente 30% inferior ao registrado em 2013, ano que antecedeu uma seca histórica na região.
Impactos na Saúde
Desde o início do mês, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) registrou nove ocorrências relacionadas à exposição ao calor.
A Secretaria Municipal da Saúde recomenda que, ao apresentar sintomas como sede, dor de cabeça, vômito, sonolência, taquicardia, pressão baixa, confusão mental e perda de consciência, as pessoas devem procurar uma unidade de saúde imediatamente.
Com informações da Agência Brasil