GERAL

min de leitura

Seminário discute pesquisas sobre vazamento de óleo de 2019

Agência Brasil (via Agência Brasil)

| Edição de 26 de julho de 2022 | Atualizado em 26 de julho de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações promove de hoje (26) a sexta-feira (29), em Salvador (BA), o seminário “Pesquisa em detecção, gestão de riscos e impactos de óleo no mar”. O evento vai apresentar e discutir os resultados das pesquisas científicas realizadas a partir do vazamento de óleo de um navio grego de transporte no litoral brasileiro, em 2019. Na ocasião, o petróleo cru atingiu todo o litoral do nordeste brasileiro.

O vazamento dos tanques do navio ocorreu em alto-mar e atingiu praias, manguezais e recifes de corais, áreas turísticas e de proteção ambiental, e áreas caracterizadas pela prática da pesca sustentável por comunidades de pescadores artesanais.

Este será o terceiro evento anual de acompanhamento dos avanços científicos nesta temática. Os anteriores foram realizados em março de 2020 e em maio de 2021. As pesquisas debatidas serão aquelas que tiveram financiamento público. A prática é adotada pelo ministério e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com os projetos financiados.

O objetivo do evento, segundo o ministério, é coletar informações sobre as publicações científicas de alto nível oriundas desse apoio e estimar o quantitativo de novos recursos humanos formados em pesquisa. Seis temas serão discutidos ao longo da semana: gestão de riscos e desastres; mar profundo; zona costeira e plataforma continental; circulação oceânica, interação oceano-atmosfera e variabilidade climática; tecnologia e infraestrutura para pesquisas oceanográficas; e biodiversidade marinha e seus produtos.