As intensas chuvas que atingem São Paulo desde a tarde de quarta-feira (7) causaram diversos alagamentos, levando a Defesa Civil a emitir um alerta severo para a região metropolitana às 16h50.
Com o temporal, houve interrupções no fornecimento de energia. Segundo a Enel, concessionária responsável pela energia elétrica na Grande São Paulo, aproximadamente 43 mil clientes estão sem luz, sendo 37 mil deles na capital.
Volume de Chuva
Em cerca de três horas, a chuva acumulou 102 milímetros na região de Santana, zona norte de São Paulo. Em Aricanduva, zona leste, o volume chegou a 77 milímetros, considerado alto para o curto período. Além disso, ventos fortes foram registrados em algumas áreas da cidade, como no Campo de Marte, onde as rajadas atingiram 80 km/h.
Toda a capital está em estado de atenção para chuvas, exceto Aricanduva e Itaquera, na zona leste, que estão em estado de alerta devido à gravidade da situação.
O estado de alerta, o mais alto na escala do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), foi decretado após o transbordamento do Rio Aricanduva.
Até as 18h, a cidade registrava 11 pontos de alagamento, principalmente nas zonas leste e central. Os Bombeiros receberam seis chamados para quedas de árvores e seis para enchentes.
Além dos alagamentos e quedas de árvores, a capital enfrentava 257 km de congestionamento por volta das 18h, conforme a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Com informações da Agência Brasil