GERAL

min de leitura

Toyota anuncia retomada de produção no Brasil a partir de novembro

(via Agência Brasil)

| Edição de 03 de outubro de 2025 | Atualizado em 03 de outubro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Toyota do Brasil anunciou que retomará gradualmente a produção de veículos no país a partir de 3 de novembro, nas fábricas de Sorocaba e Indaiatuba, localizadas em São Paulo. No entanto, a terceira unidade da montadora no Brasil, situada em Porto Feliz, também em São Paulo, onde são fabricados os motores da marca, ainda não tem uma data definida para voltar a operar.

As três fábricas da montadora no Brasil estavam com a produção interrompida desde que um vendaval danificou parcialmente a fábrica de Porto Feliz, no dia 22 de setembro.

A retomada da produção será feita com motores e peças importados de outras unidades no exterior. Nesta primeira fase, a Toyota do Brasil focará na produção das versões híbridas dos modelos Corolla e Corolla Cross, tanto para o mercado interno quanto para exportação. O plano de produção para novembro e dezembro inclui a recuperação do volume de veículos híbridos não produzidos entre 23 de setembro e 31 de outubro, conforme comunicado da montadora.

Com a retomada das atividades nas fábricas de Sorocaba e Indaiatuba, a montadora decidiu que a suspensão temporária de contrato de trabalho (lay-off) será aplicada apenas aos trabalhadores de Porto Feliz. Os funcionários de Sorocaba e Indaiatuba deverão retornar ao trabalho no dia 21 de outubro, após o término das férias emergenciais.

De acordo com a Toyota do Brasil, a produção de veículos com motores convencionais será retomada apenas em janeiro de 2026, tanto para o mercado brasileiro quanto para exportação. Isso incluirá os modelos atualmente em produção – Corolla e Corolla Cross, além do Yaris Hatch, que é fabricado exclusivamente para exportação. Ainda não há uma data prevista para o lançamento do novo modelo Yaris Cross, informou a Toyota.



Com informações da Agência Brasil