O Brasil recebeu 7,68 milhões de turistas internacionais entre janeiro e outubro deste ano, marcando o maior número de visitantes estrangeiros para esse período na série histórica. Este aumento representa um crescimento de 42,2% em relação ao mesmo período de 2024. De acordo com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), a expectativa é que o país receba 9 milhões de turistas estrangeiros até o final do ano.
“A gente bateu o recorde antigo, que era 6,4 milhões em agosto. Hoje, a gente está superando em 11% a meta do Plano Nacional de Turismo, que era fechar este ano com 6,9 milhões [de turistas estrangeiros]”, disse Philipe Karat, coordenador de Demanda a Transportes Multimodais da Embratur.
Para Karat, o mercado de turismo no Brasil está saudável, com investimentos significativos no setor. Ele destacou que a perspectiva para os próximos 3 a 4 anos na aviação brasileira é promissora, especialmente com o retorno dos investimentos.
Karat participou do evento Brasil em expansão: conectividade aérea e turismo como motores de projeção global, promovido pelo Fórum EFE. Durante o evento, ele mencionou que o Aeroporto de Florianópolis atingiu o recorde de 1 milhão de passageiros internacionais, tornando-se o terceiro aeroporto brasileiro a alcançar essa marca, junto com Guarulhos (SP) e Galeão (RJ).
Investimentos
Juan Cierco, diretor da companhia aérea espanhola Iberia, anunciou que a empresa planeja expandir sua atuação na América Latina, com foco no Brasil, já no primeiro semestre de 2026. Ele ressaltou que o Brasil é um destino de negócios, intercâmbio cultural e desenvolvimento econômico, além de turismo.
Alejandro Gómez Gil, diretor executivo da Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil, destacou a necessidade de transporte aéreo no país devido às suas dimensões continentais e à infraestrutura terrestre limitada.
Benefícios
O turismo internacional pode trazer benefícios significativos para as comunidades locais, gerando renda e incentivando a preservação cultural e ambiental. Philipe Karat apontou que o turismo pode ser uma alternativa ao desmatamento, já que a atividade se beneficia de ambientes naturais preservados.
Ele também mencionou que, durante a Copa do Mundo no Brasil, a seleção da Alemanha treinou na Bahia, o que resultou em investimentos de empresas e ONGs alemãs na região.
Karat concluiu afirmando que o desenvolvimento do turismo internacional começa com o fortalecimento do turismo interno, citando Caldas Novas e Porto Seguro como exemplos de destinos nacionais relevantes.
Com informações da Agência Brasil