Em uma homenagem à escritora Ana Maria Gonçalves, recentemente eleita para a Academia Brasileira de Letras (ABL), a TV Brasil apresenta uma entrevista exclusiva com a nova imortal no programa Trilha de Letras, nesta quarta-feira (16), às 23h. Este conteúdo especial já está disponível no aplicativo TV Brasil Play e no canal do YouTube da emissora pública.
Ana Maria Gonçalves, a primeira mulher negra a integrar a ABL, ocupará a cadeira nº 33, anteriormente ocupada por Evanildo Bechara. A escritora mineira conquistou 30 votos na eleição, superando Eliane Potiguara, que ficou em segundo lugar, além de outros concorrentes.
Durante a entrevista com a apresentadora Eliana Alves Cruz, Ana Maria Gonçalves fala sobre seu romance histórico "Um Defeito de Cor". Este livro, um fenômeno de vendas na literatura nacional, inspirou o enredo da escola de samba Portela no carnaval carioca de 2024.
O bate-papo descontraído foi gravado na BiblioMaison, no Centro do Rio, e marcou o início da quarta temporada do programa literário da TV Brasil. O programa, que explora o universo dos livros, também está disponível em formato de podcast nas plataformas digitais.
Clássico literário nacional
Lançado em 2006, "Um Defeito de Cor" é uma das obras mais significativas da literatura brasileira contemporânea. Com quase mil páginas, o romance recebeu o Prêmio Casa de Las Américas no ano de seu lançamento e migrou das livrarias para a Marquês de Sapucaí, alcançando um novo público.
Na entrevista, Ana Maria Gonçalves expressa sua emoção ao ver sua obra ganhar vida em diferentes manifestações culturais, como a literatura e o carnaval. Ela se surpreende com as possibilidades de adaptação do conteúdo para o samba.
"É uma experiência única ver o livro transformado em enredo, ir para a Avenida e alcançar um público que a literatura tradicionalmente não alcança", afirma Ana Maria Gonçalves durante o programa Trilha de Letras.
A autora destaca a visibilidade proporcionada pelo carnaval. "Acho que isso talvez seja furar a bolha de leitores para contar essa história de uma maneira diferente, através de uma linguagem tipicamente brasileira. O samba é, para mim, a inscrição do Brasil no mundo", pontua.
Com o sucesso do desfile da Portela, as vendas de "Um Defeito de Cor" aumentaram significativamente. A performance da escola na Passarela do Samba rendeu à agremiação o quinto lugar no Grupo Especial e o prestigiado prêmio Estandarte de Ouro nas categorias de melhor escola e enredo.
Ficção com perspectiva histórica
O romance, que mistura ficção e história, aborda a escravidão e destaca o protagonismo da mulher negra. A narrativa segue uma africana que viaja ao Brasil em busca de seu filho, imergindo fatos históricos no cotidiano dos personagens.
"Me interessei pela história da Rebelião Malê, que nunca estudei na escola. Aprendemos mais sobre guerras como a de Peloponeso e Constantinopla do que sobre rebeliões escravas que ocorreram aqui e tiveram uma influência significativa na história do país", comenta a autora.
Sobre o programa
O Trilha de Letras busca discutir temas atuais da sociedade através da literatura. Cada edição traz um convidado diferente. Criado em 2016 por Emília Ferraz, o programa estreou em abril de 2017. Na temporada mais recente, os episódios foram gravados na BiblioMaison, no Rio de Janeiro.
A TV Brasil já produziu três temporadas do programa, recebendo mais de 200 convidados nacionais e internacionais. As duas primeiras temporadas foram apresentadas por Raphael Montes, e a terceira por Katy Navarro. Eliana Alves Cruz assumiu a quarta temporada, que também teve uma versão na Rádio MEC.
O programa vai ao ar às quartas-feiras, às 23h, com reprise na madrugada de quarta para quinta, às 4h30. A última temporada também foi adaptada para a programação da Rádio MEC.
Ao vivo e on demand
Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.
Os programas favoritos estão no TV Brasil Play, disponível no site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo para smartphone. O app é gratuito e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.
Com informações da Agência Brasil