GERAL

min de leitura

Wikipédia chega aos 25 anos entre os 10 sites mais acessados do mundo

(via Agência Brasil)

| Edição de 03 de janeiro de 2026 | Atualizado em 03 de janeiro de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Armazenando mais de 66 milhões de artigos em cerca de 300 idiomas, a Wikipédia se destaca como uma das maiores enciclopédias online do mundo. Criada em 2001, a plataforma completará 25 anos em 2026 e está entre os dez sites mais visitados globalmente.

Em um cenário digital onde a inteligência artificial ganha espaço, a Wikipédia mantém um enfoque humano, com pessoas fazendo a curadoria do conhecimento, conforme destaca Érica Azzellini, presidente da Wikimedia Brasil.

Com o lema “A enciclopédia livre que todos podem editar”, a Wikipédia foi criada para reunir conhecimento em um único local, promovendo o acesso gratuito à informação. Ao longo dos anos, formou uma comunidade de colaboradores, editores e entusiastas.

Como funciona

Na Wikipédia, todos os verbetes são escritos por editores voluntários, sem distinção social, econômica ou acadêmica. Qualquer pessoa pode criar um artigo sobre um assunto específico. Após a publicação, o artigo fica aberto para edições posteriores.

Para auxiliar os editores e garantir a confiabilidade, três pilares de edição são estabelecidos: ponto de vista neutro, verificabilidade e proibição de pesquisa original. A Fundação Wikimedia, uma instituição independente e sem fins lucrativos, mantém esse formato desde 2003. Sistemas de segurança, como cadastros de usuários e ferramentas automatizadas, ajudam a identificar erros ou vandalismo.

“Dentro da construção de verbetes, algo que é muito interessante da nossa dinâmica é que a gente não tem medo do que é contraditório também. Ou seja, dentro de um mesmo verbete, podem ter visões que são diametralmente opostas, desde que elas sejam embasadas por fontes confiáveis, e isso faz com que os conteúdos sejam ricos e complementares também”, destaca Érica Azzellini.

A presidente acrescenta que a discussão de ideias é parte fundamental do projeto. “Se acreditam que um verbete que está sendo ali produzido a várias mãos está sendo tendencioso para um lado ou para o outro, isso é resolvido”, disse.

25 anos

No Brasil, a Wikipédia é uma das principais fontes de pesquisa online e reflete muito do que acontece no cenário nacional. Em 2020, no início da pandemia de covid-19, o verbete mais pesquisado foi Gripe Espanhola, com mais de 3 milhões de acessos. Em 2018, o verbete Jair Bolsonaro teve cerca de 6 milhões de acessos. Já em 2024, o campeão foi o ChatGPT, com 3,6 milhões de cliques.

Programas que conectam a enciclopédia a instituições contribuem para a credibilidade e segurança das informações. Arquivo Nacional, Museu Histórico Nacional, Museu Naval e bibliotecas da USP são algumas das instituições que atualizam seus verbetes de forma autônoma.

O Laboratório Mulheres Indígenas na Wikipédia, criado em 2020 na Universidade Federal Fluminense (UFF), visa difundir o conhecimento acadêmico sobre mulheres indígenas na plataforma, criando novos verbetes e enriquecendo artigos existentes.

Para Elisa Frühauf Garcia, professora da UFF e coordenadora do laboratório, essa é uma oportunidade de desenvolver consciência crítica sobre ética, representatividade e responsabilidade social.

“Dessa forma, a Wikipédia deixa de ser apenas uma fonte de consulta para se afirmar como um ambiente formativo dinâmico, que articula ensino, pesquisa e extensão de maneira inovadora e transformadora”, aponta a professora.

Inteligência artificial

De acordo com a Fundação Wikimedia, o número de acessos humanos à Wikipédia caiu 8% no último ano, levantando debates sobre a ascensão da inteligência artificial generativa como novo meio principal de buscas online.

O site Exploding Topics indicou que o ChatGPT foi o quarto site mais visitado do mundo em novembro, enquanto a Wikipédia ficou em sexto, com uma diferença de quase 70 milhões de acessos entre os dois.

Questionada sobre o impacto dos algoritmos no futuro da Wikipédia, Érica Azzellini afirma que a relevância não pode ser medida apenas por números e visualizações.

“A nossa forma de fazer os projetos acontecerem parte de uma lógica centrada em humanos, em humanos fazendo curadoria de conhecimento. Isso não vai mudar, foi assim ao longo dos últimos 25 anos, a gente é centrado nas comunidades voluntárias, nas parcerias institucionais que conseguem contribuir pela soma do conhecimento humano distribuído de forma livre e gratuita. A inteligência artificial bebe dessa fonte também”, ressalta a presidente da Wikimedia Brasil.

Ela aponta ainda que a automatização de serviços com inteligência artificial faz parte das adaptações da Wikipédia a novas tecnologias. Instrumentos que podem facilitar o trabalho dos editores ou otimizar as atividades até mesmo de voluntários.

“A gente acredita que a inteligência artificial não é uma inimiga, mas que, na verdade, existem formas que ela possa ser utilizada sem ferir os princípios que regem o movimento da Wikimedia. Questões de privacidade, mas também questões de transparência de processos, verificabilidade da informação, confiabilidade das fontes”, cita.

Programação

A comemoração do aniversário de 25 anos da Wikipédia começa com uma festa virtual no dia 15 de janeiro às 13h do Brasil. A atividade envolverá jogos, entretenimento, participantes-surpresa e prêmios.

Ainda em janeiro, a Wikimedia Brasil fará o lançamento do livro A Wikimedia no Brasil: o Poder e os Desafios do Conhecimento Livre. São 15 capítulos em três seções especiais para abordar a formação da comunidade no Brasil e a relação com educação e GLAM (acrônimo em inglês para galerias, bibliotecas, arquivos e museus).

*Estagiária sob supervisão de Mariana Tokarnia



Com informações da Agência Brasil