A 16ª Regional de Saúde (RS), de Apucarana, lançou ontem a campanha “Previne Dengue”. A iniciativa envolve os 17 municípios da regional e busca intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmisso da doença.
O diretor da 16ª Regional de Saúde, Lucas Leugi, destacou a importância da antecipação das medidas. “Somos a primeira regional do Paraná a adotar essa estratégia porque temos a convicção de que a prevenção é o melhor caminho. Estamos saindo do inverno e entrando na primavera, quando as temperaturas sobem e as chuvas aumentam, cenário ideal para a proliferação do mosquito. Elaboramos um termo de adesão com os 17 municípios e agora seguiremos um calendário de ações conjuntas, como mutirões de limpeza, ovitrampas e visitas domiciliares”, afirmou.
O secretário municipal de Saúde de Apucarana, Guilherme de Paula, reforçou a necessidade de união e inovação no enfrentamento da doença. “Precisamos da colaboração da população e das empresas, principalmente para evitar água parada, que é o principal foco de reprodução do Aedes aegypti”, ressaltou.
O prefeito Rodolfo Mota (União Brasil) lembrou que a dengue continua sendo uma das maiores preocupações em saúde pública. “O trabalho contra a dengue não pode parar. Tivemos, recentemente, um caso de dengue hemorrágica em pleno inverno, o que mostra o risco constante”, ponderou. (LIS KATO)