CIDADES

min de leitura - #

16ª RS distribui 6,7 mil doses de reforço contra meningite

Da Redação

| Edição de 01 de julho de 2025 | Atualizado em 01 de julho de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A 16ª Regional de Saúde de Apucarana divulgou ontem comunicado que já recebeu as doses da vacina meningocócica ACWY que integra uma nova diretriz no esquema de vacinação infantil contra a doença.

Crianças com 12 meses de idade passarão a receber, como dose de reforço, a vacina meningocócica ACWY, em substituição à vacina meningocócica C. A mudança foi determinada pelo Ministério da Saúde e repassada pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) aos 399 municípios.

Até agora, o Sistema Único de Saúde (SUS) não fornecia esta vacina, que era ofertada apenas na rede privada, a um alto custo, impossibilitando o acesso à maioria das famílias.

A partir de agora, a Secretaria de Estado da Saúde está encaminhando lotes da ACWY às 22 regionais de saúde do Paraná. “A 16ª Regional de Saúde de Apucarana recebeu nesta terça-feira 6.700 doses de reforço, que já estão sendo distribuídas aos 17 municípios da nossa área de abrangência”, anuncia o diretor da RS, Lucas Leugi.

A mudança busca ampliar a proteção coletiva e reduzir ainda mais a circulação da bactéria em todas regiões do Paraná. O novo esquema vacinal seguirá o seguinte cronograma: 3 meses idade: 1ª dose da meningocócica C (conjugada). 5 meses de idade: 2ª dose da meningocócica C (conjugada). 12 meses de idade: reforço com a vacina meningocócica ACWY (conjugada).

A vacina ACWY já é indicada também para adolescentes de 11 a 14 anos, com aplicação em dose única, e agora passa a integrar o calendário de reforço infantil. Além disso, crianças que já completaram o esquema com três doses da vacina meningocócica C não precisam se revacinar com a ACWY; crianças que perderam a dose de reforço aos 12 meses podem recebê-la com a vacina ACWY até completarem 4 anos, 11 meses e 29 dias.