Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), realizará no próximo sábado (10) o Dia D Estadual de Multivacinação, das 8h às 17h. Profissionais de saúde estarão engajados e disponíveis para atender a população na aplicação, principalmente, das vacinas contra a gripe (Influenza), Covid-19, febre amarela e sarampo, além das demais vacinas de rotina. A meta é aplicar 300 mil doses na população em geral. A iniciativa tem a parceria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems) e Ministério da Saúde. Na área da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, que atende 17 municípios, a estimativa é que 8 mil pessoas sejam vacinadas.
De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização da Sesa, Virgínia Dobkowski Franco dos Santos, o processo de confirmação das salas de vacina está em finalização, e tudo já está praticamente pronto para a ação. “Estamos confirmando todos os locais abertos nesse dia. Mais de 10 mil profissionais estarão de prontidão em todo o Paraná para vacinar. Esperamos atingir o maior número de pessoas e alcançar ou superar a meta prevista”, disse.
Nesta semana dois caminhões extras com vacinas contra a gripe e Covid-19 (Pfizer Baby) estão sendo enviados para reforçar os estoques dos municípios. Os demais imunizantes foram encaminhados gradativamente para a ação nas últimas duas semanas.
“Contamos com a participação de toda a população para esse dia. Reforçamos os estoques e os profissionais da saúde estão se preparando para atender à demanda e esperamos vacinar públicos de todas as faixas etárias”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. “As pessoas que têm dificuldade de acesso a uma sala de vacinação ou de comparecer durante a semana poderão aproveitar o sábado para atualizar a carteirinha. É uma oportunidade de receber a dose e se proteger”.
IMUNIZAÇÃO DENGUE
A vacina da dengue estará disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em 217 municípios contemplados pelo Ministério da Saúde, que envia as doses. Vale ressaltar que o imunizante reduz o risco de infecção sintomática e a hospitalizações pela doença e chega como importante aliada no combate ao vírus.
As cidades onde os adolescentes poderão receber a vacina são pertencentes a onze regionais do Estado, incluindo a 16ª RS de Apucarana e 22ª RS de Ivaiporã.
Apucarana terá vacinas em 28 UBS
As prefeituras da região já estão divulgando o esquema de vacinação para o sábado. Em Apucarana, o atendimento será em horário diferenciado, das 12 horas às 18 horas. A mobilização acontecerá nas 28 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem sala de vacina.
O secretário municipal de Saúde, Guilherme de Paula, afirma que a escolha pelo atendimento no período da tarde foi definida em conjunto com as equipes da Divisão de Vigilância Epidemiológica e da Estratégia Saúde da Família (ESF). “As equipes relataram que a busca pela vacina em campanhas anteriores sempre foi maior no período da tarde. Por isso, optamos em concentrar o atendimento nesse horário, com seis horas de vacinação ininterrupta, buscando alcançar o maior número de pessoas”, explica.
O coordenador da Divisão de Vigilância Epidemiológica da AMS, Pablo Saito, reitera a preocupação com as crianças do grupo prioritário de 6 meses a menores de 6 anos de idade. “Já estamos vendo pela imprensa alguns estados vizinhos aqui do Paraná com aumento nas internações por doença respiratória. Sem a vacina, a pessoa pode ter uma gripe mais forte, a imunidade cai e fica suscetível a infecções bacterianas ou outras infecções virais, aumentando também o risco de pneumonia”, alerta.
Saito afirma ainda que os usuários que comparecerem às unidades de saúde também terão a oportunidade de atualizar a carteira de vacinação, com doses de outros imunizantes.